O que é conceito observação?

Perguntado por: tgomes8 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Observação é o ato de observar, isso significa ter a atenção direcionada para algo específico, com o intuito de posteriormente julgar, analisar ou investigar determinada coisa ou alguém. Quando uma pessoa faz uma observação, significa que desenvolveu um comentário, por norma crítico, acerca de algo que presenciou.

OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA – utilização dos sentidos humanos na obtenção de determinados aspectos da realidade (aquisição de conhecimentos sem a interferência do pesquisador no objeto de estudo).

Através da observação, detecção de fatos e/ou fenômenos e interpretação, poderá desenvolver suas pesquisas, pois o campo é vasto.

A abreviatura de observação convencionada é obs., logo, deve escrever-se Obs.: não Obs:. O critério é o mesmo quanto à abreviatura de ordinais. Deve escrever-se 1.º, 2.º, etc.

Exemplos de Método Observacional
Sempre se deve ter em mente o que se observar. Por exemplo, o meio ambiente, o comportamento social, documentos, livros, processos ecológicos, eclipse, movimento das células etc. Tais observações devem ser registradas.

Estágio de observação: o que colocar no relatório?

  1. Introdução. ...
  2. Identificação da escola. ...
  3. Desenvolvimento do estágio. ...
  4. A interação entre os alunos e o conteúdo. ...
  5. A interação entre o professor e os alunos. ...
  6. A interação dos alunos com os colegas.
  1. Combine previamente com o professor o que será observado e quando a observação irá acontecer. ...
  2. Apresente-se, mas não interfira na aula. ...
  3. Tenha um conhecimento preliminar. ...
  4. Quando possível, grave a aula. ...
  5. Preste atenção nos registros escritos. ...
  6. Dê devolutivas.

A disciplina Observação e Reflexão do Ambiente Escolar tem como objetivo atuar no ambiente escolar, com uma visão crítica da realidade do planejamento e avaliação escolar relacionando-os com a comunidade e reorganizando os tempos e espaços escolares, ampliando a jornada escolar, fazendo a gestão da escola de forma ...

Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

A observação científica consiste na medição/examinação e no registo dos factos observáveis. Esta atividade deve ser realizada de forma objectiva, sem deixar que as opiniões, os sentimentos e as emoções influenciem no trabalho científico.

As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.

A aprendizagem por observação atinge também conteúdos abstratos, como regras e conceitos. Aprendemos e desenvolvemos conceitos a partir do que estamos observando no contexto. As crianças aprendem as regras das brincadeiras vendo as outras brincarem.

O estágio de observação refere-se a uma prática que tem por objetivo fazer com que os alunos apreendam a realidade de sala de aula, no contexto da escola, examinando o a relação professor-aluno, o papel do professor responsável pela sala, sua postura profissional, sua metodologia, os conteúdos trabalhados, o ...

Uma das formas mais eficazes de desenvolver essa habilidade é através do velho hábito de fazer anotações, seja por meio de descrições ou desenhos, do que está sendo observado. Essa habilidade nos ensina a tomar decisões sobre o que realmente é importante e o que é irrelevante.

A observação da aula pode ser um meio interessante para o coordenador pedagógico se usado como apoio ao professor, como uma oportunidade de ambos enxergarem a prática pedagógica como um processo de reflexão-ação e não como um instrumento de avaliação de desempenho, em que o professor se sinta intimidado em mostrar o ...

2 atenção, contemplação, admiração. Aviso ou advertência: 3 aviso, advertência, reparo, sugestão, recomendação, conselho, proposta.

Observação qualitativa é o processo de pesquisa usado para coletar informações ou dados. Esse método de investigação, dado que seu foco é a observação. Geralmente consome mais tempo que a pesquisa quantitativa. Mas o tamanho da amostra que é usado para investigar é geralmente muito menor.

Já na observação participante, o observador assume uma posição totalmente ativa, envolvendo-se com o fenômeno analisado. Tal participação pode assumir duas formas distintas: a natural, demarcada pelo fato de ele já pertencer à mesma comunidade; ou artificial, quando ele passa a integrar o grupo em análise.