O que é comunicação voz?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

O tom de voz comunica o tipo de relação que duas pessoas têm ou podem vir a ter. Ele nem sempre é o mesmo, podendo variar tanto de pessoa para pessoa quanto de situação para situação. No fim das contas, a maneira como você se comunica define quem você é e quem você deseja alcançar.

A voz revela aspectos de nossa personalidade e de que como estamos emocionalmente naquele momento e no contexto. A voz é o tato da comunicação, toca o outro ao transmitir ideias e sentimentos. Uma voz agradável pode variar muito de um grupo social e cultural para outro.

A voz é um instrumento maravilhoso que nos permite uma forma superior de comunicar. Através de inflexões, pausas, variações de ritmo, de intensidade ou do timbre, a voz permite-nos juntar emoção à palavra e dar uma riqueza única à comunicação.

A voz diz muito a respeito da imagem que transmitimos para as pessoas. É por meio dela que conseguimos identificar o estado de espírito, as emoções e outros aspectos psicológicos importantíssimos associados à troca de mensagens verbais entre as pessoas.

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade. Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias – o mais importante é ter uma voz pessoal, expressiva, interessante.

No Brasil, a voz feminina mais comum é a Soprano, como a da cantora Sandy e de Marisa Monte. A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.

A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popular- mente de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pulmões, que é o com- bustível para o som.

O ar sai dos pulmões, penetra na traqueia e chega à laringe, onde se modifica ao passar pelas chamadas pregas vocais (ou cordas vocais). Quando as pregas vocais estão aproximadas, vibram à passagem do ar, produzindo sons que são chamados de sonoros.

A Fonoaudiologia é a área responsável por estudar e analisar as interações vocais, auditivas e comunicativas do ser-humano em ambientes variados.

Por isso, qualquer sintoma ou mudança na voz deve ser avaliado por profissionais especializados, geralmente um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.

Existem vozes do tipo aguda, média e grave. Da aguda, temos soprano para as mulheres e tenor para os homens. Da média, temos mezzo soprano para as mulheres e barítono para os homens. Por fim, a voz de homem mais grave é baixo e para as mulheres, contralto.

O tom de voz na comunicação é o conjunto de valores, ações, frases e palavras que podem ser utilizadas com os consumidores, de modo que a empresa que elaborou a mensagem consiga expor sua personalidade e posição no mercado.

Ao ouvir o barulho dessa forma de comunicação, qualquer pessoa pode facilmente identificar as emoções que ela exprime, como satisfação, desaprovação e nojo, respectivamente. Essas expressões fazem parte de uma herança primitiva da espécie humana e pode, inclusive, ser compartilhada por outros animais.

Já a significação dos sons da linguagem falada é aprendida ouvindo as palavras. É o que acontece na fase em que as crianças aprendem a falar. Resumindo, a voz humana é o resultado de três processos: vibração, ressonância e articulação.

Ela pode ser entendida como o “eco” da voz, ou seja, a forma como os seus ouvintes escutam o que você projeta. Essa técnica é essencial não apenas para facilitar o entendimento e apreciação por parte dos ouvintes, mas também para que você aprenda a cantar alto sem precisar gritar.

Voz de cabeça é uma metáfora usada pelos cantores para descrever a voz que parece produzida pela cabeça. Este registo, muitas vezes confundido com o falsete, é utilizado para atingir os agudos e provém de um músculo da laringe.

A voz grave é emitida por cordas vocais mais encurtadas, enquanto a voz aguda é emitida com as cordas vocais mais alongadas. Portanto, os exercícios que visam tornar a voz mais grave trabalham os músculos que são responsáveis por encurtar as pregas vocais. Esses exercícios têm como objetivo o abaixamento da laringe.

Qual o papel da voz na sensualidade de alguém? Um estudo da University College, de Londres, determinou qual o tipo de voz mais sensual para homens e mulheres. Para elas, a voz deve ser rouca e aveludada, como a da radialista Antônia Leite Barbosa.