O que é comunicação por símbolos?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

O Comunicar com Símbolos é uma ferramenta desenhada para ajudar os alunos e pessoas mais velhas que têm dificuldades na escrita. Permite ajudar os professores e educadores a produzirem materiais de leitura e escrita, entre outros, suportados por símbolos.

Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos. Mas para que os símbolos desempenhem sua função de comunicação, é necessário que as pessoas conheçam seu significado. Por isto, os símbolos são sempre elementos coletivos, que dizem respeito a um grupo de pessoas.

Símbolo é uma coisa cujo valor ou significado é atribuído pelos seus usuários. Este valor nunca é determinado pelas características físicas do objeto em questão, isto é, de suas propriedades intrínsecas, mas sempre por algo arbitrário que se torna convencional. Por exemplo, a palavra VER.

Significado de Símbolo
Figura que representa um ser, objeto ou ideia abstrata; emblema. Algo ou alguém que representa certo modo de agir ou alguma atividade: ele é o símbolo da maldade; símbolo do futebol. [Química] Letra ou forma abreviada que indica um elemento químico.

É possível classificar a simbologia de acordo com o seu objeto de estudo ou a área de incumbência. A simbologia maçónica analisa os símbolos dos maçons e revela as mensagens fechadas em cada um deles. A simbologia religiosa, por outro lado, estuda os símbolos que intervêm numa crença ou prática de uma religião.

O símbolo fala e comunica por si. Mas, ao mesmo tempo em que comunica, ele esconde algo de misterioso. Os símbolos são irrenunciáveis na nossa vida. Eles têm uma linguagem própria de comunicar diferente da linguagem lógica e racional.

O sinal é sempre menos do que o conceito que ele representa, enquanto o símbolo significa sempre mais do que o seu significado imediato e óbvio. Os símbolos, no entanto, são produtos naturais e espontâneos.

Os símbolos ajudam-nos a lembrar de coisas importantes. Os símbolos podem ensinar verdades abstratas que dificilmente compreenderíamos de outras maneiras. Os símbolos podem representar sentimentos. Os símbolos podem ensinar diferentes princípios, de acordo com nossa disposição para aprender.

Significado de Simbólico
adjetivo Relativo ao símbolo, que serve de símbolo; que tem o caráter de um símbolo: a espada simbólica da lei. Demonstrado ou expresso por meio de símbolos, por oposição à linguagem formal; metafórico, alegórico: linguagem simbólica.

Os símbolos podem ser classificados como simples, complexos, escuros, óbvios, inúteis, eficazes, etc. E em relação ao valor da ação que apresentam, o mesmo é determinado pelo nível de penetração na mente que recebem, ou seja, o reconhecimento e a memória despertada.

Símbolos representados em monumentos e obras de arte, por exemplo, costumam revelar a identidade cultural dos lugares e das sociedades que neles habitam. Agora chegou a sua vez de demonstrar que aprendeu.

Sinal: 1 distintivo, atributo, ícone, divisa, emblema, indício, insígnia, marca, signo, sinal.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei... LEI No 5.700, DE 1 DE SETEMBRO DE 1971.

É importante ressaltar que todos os símbolos nacionais têm um caráter importante para a formação do país, pois refletem a história e a cultura brasileira. O Brasão e a Bandeira são a dimensão visual da nação, enquanto o Hino é a dimensão lírico musical.

Por meio desta capacidade simbólica - via de expressão e comunicação, a humanidade elaborou a linguagem oral, produziu arte, desenvolveu sistemas de escrita, criou mitos e lendas, fez ciência. Ao criar símbolos, o homem cria cultura. Cada novo ser humano só terá acesso à cultura por meio da capacidade representativa.

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria? O gesto com as mãos simbolizando um L – fazendo um ângulo de 90° com o polegar e o dedo indicador – ficou popular na eleição de 1989 e até hoje é repetido pelos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.