O que é comprovante de habilitação profissional?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A Certidão de Habilitação Profissional tem por finalidade comprovar, exclusivamente, que o profissional está habilitado para o exercício da profissão contábil.

Os profissionais da contabilidade poderão comprovar sua habilitação para o exercício profissional, por meio da Certidão de Habilitação Profissional, e a situação financeira relativa a débitos de qualquer natureza, por meio da Certidão Negativa de Débitos (CND) emitida pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

No entanto, abordaremos a seguir os dois principais documentos, a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, que são obrigatórios a todos os condutores, mesmo aqueles que não são profissionais da área de trânsito.

Para requerer o serviço, basta acessar o link https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-se-como-profissional-para-atividades-exigidas-em-lei, lembrando que todos os documentos protocolados no Ministério da Economia devem estar devidamente assinados pelo requerente.

A certidão de quitação e regularidade é um documento emitido pelo CRQ que comprova a regularidade do profissional no que se refere à inexistência de processos éticos, regularidade financeira e as atribuições de seu curso/habilitação.

É um documento destinado a comprovar a quitação de anuidades e a regularidade profissional junto ao Conselho Regional de Química da 7ª Região.

O valor médio da Decore é de R$ 150 a R$ 250 reais. O documento pode estar dentro do pacote de serviços oferecido pelo contador ou pode ser cobrado separadamente.

Para emitir a Decore, o profissional pode acessar a página do Conselho Regional da sua jurisdição e acessar a aba de fiscalização ou DECORE na qual apresentará o link específico do sistema. Neste espaço, o acesso será permitido com certificação digital e-CPF, do CPF ou por meio de CPF e senha do profissional.

DECORE é a sigla para Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, e consiste em um documento contábil utilizado por pessoas que são donas dos seus próprios negócios para comprovar a renda que recebem mensalmente.

O que é? Certidão com histórico do motorista até a data da emissão: data da primeira habilitação, data e local de emissão da CNH, comprovação de categoria, ocorrências, bloqueios ou impedimentos.

Para obter o registro profissional, o cidadão deve, antes de tudo, preencher o formulário de solicitação no Sistema de Registro Profissional (SIRPWEB). Depois disso, é a vez de protocolar a documentação no site do Ministério do Trabalho e Previdência em até 30 dias após a solicitação.

O registro profissional fica pronto na hora? Não. A concessão do registro profissional não é imediata, pois, se trata de um processo a ser analisado em até 30(trinta dias), podendo ser prorrogado, mediante justificativa, segundo a Lei n. 9.784/1999.

Trata-se dos ciclomotores, também caracterizados como veículos de duas ou três rodas com motores até 50cc. Para esse tipo de condução, é necessária a ACC, a Autorização para Conduzir Ciclomotores.

Motonetas – automotores com duas rodas, conduzidos em posição sentada; Ciclomotores – transporte de 2 ou 3 rodas, com motor de combustão interna, que a cilindrada não exceda a 50 cm³, equivalente a 3,05 pol 3, ou de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW, onde a velocidade máxima não passe de 50 Km/h.

A resposta, então, é afirmativa: sim, o MEI pode participar de licitação e prestar serviços para órgãos públicos. O mesmo vale para a compra de produtos, a mesma regra é vigente.

“O comprovante de registro é um documento que confirma a presença do colaborador, emitido a partir do controle de ponto.” Desde a sanção da Lei da Liberdade Econômica em setembro de 2019, empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a utilizar uma forma de controle de ponto digital ou eletrônico.

É um documento emitido com informações extraídas do registro do profissional ou empresa, para obtenção de informações específicas, com exceção de dados pessoais, não disponíveis nas certidões geradas eletronicamente.

Para obter segunda via de certidões já emitidas utilize o serviço Consultar certidões emitidas pela Receita Federal.
...

  1. Acesse o sistema Processos Digitais;
  2. Clique em Solicitar serviço via processo digital;
  3. Selecione a área CERTIDÕES E ATESTADOS e o serviço correspondente ao tipo de certidão desejada.

As certidões e comprovantes de regularidade são documentos que certificam que você está em dia com suas obrigações. Elas podem ser solicitadas para abrir conta bancária, solicitar empréstimo, participar de licitações, entre outros.

Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. Certificado de regularidade do FGTS. Certidão Negativa de Débito Estadual (link direto para 27 estados) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.