O que é comprimento do fêmur do feto?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Medida da porção calcificada da diáfise femural; Calibrador de medida nas junções da cartilagem com a porção calcificada.

Uma pessoa de 1,80 m tem um fêmur de aproximadamente 50 cm. Geralmente, o fêmur direito é ligeiramente menor do que o esquerdo. O fêmur divide-se basicamente em cabeça do fêmur, colo do fêmur, trocanter maior e trocanter menor, linha áspera e côndilos femorais.

Ou seja, quando o peso do bebê está entre o percentil 10 e 90 ele é considerado adequado. Os bebês que estão abaixo do percentil 10 são bebês chamados pequenos para a idade gestacional, enquanto que os que estão acima do percentil 90 são considerados grandes para a idade gestacional.

Comprimento Femoral:
Medida da porção calcificada da diáfise femural; Calibrador de medida nas junções da cartilagem com a porção calcificada.

Para avaliar o crescimento do bebê seu médico irá usar a medida de ossos longos, em particular o fêmur. Os indivíduos que tem crescimento em comprimento adequado, possuem os ossos longos com tamanho normal.

O peso considerado normal para um bebê ao nascer varia entre 2.500 a 4.200 gramas. Um bebê é dito ter baixo peso ao nascer quando pesa menos do que estes valores de referência ao nascimento, independentemente da idade gestacional, seja ele prematuro ou não.

Os bebês humanos, sob condições ideais, nascem quase sempre com o mesmo tamanho. Depois de passar em média 40 semanas bem protegidos e alimentados no útero materno, eles vêm ao mundo com aproximadamente 50 centímetros de comprimento.

Considerações finais: O fêmur curto congênito (FCC) é uma displasia óssea do tipo femoral, em que há discrepância no comprimento entre os membros inferiores. Embora a etiologia seja desconhecida, certas teorias têm sido sugeridas, como uso de drogas, viroses e traumas na gestação.

A principal função do fêmur é dar sustentação ao corpo e por possuir a camada externa intitulada de diáfise (ou osso compacto), as fraturas de fêmur acontecem com menor incidência, porém, quando ocorrem, são divididas entre proximal e distal.

Normalmente, eles nascem com peso entre 2,5 kg e 4 kg. “Bebês como o Gael se encaixam dentro do quadro de uma condição chamada macrossomia, que abrange recém-nascidos com mais de 4kg.”

CCN: comprimento cabeça-nádegas, medido em exames de ultrassom para calcular o tamanho do embrião ou feto.

Causas mais frequentes
As causas são placentárias, maternas ou genéticas. A principal é o déficit da passagem de nutrientes e oxigênio através placenta, o que faz com que o bebê diminua o ritmo de crescimento ou até pare de crescer.

Desenvolvimento do corpinho – Com 32 semanas de gestação, um bebê médio mede 41,6 centímetros da cabeça aos pés e 29,3 centímetros da cabeça aos pés, o que é aproximadamente o tamanho de uma pequena abóbora amarela. Nesta semana, o peso do bebê seria de cerca de 1,9 kg.

Você, com certeza, conhece bebês que nasceram maiores, com mais de 3,5 kg e por volta de 50 cm, e outros, menores, com menos de 3 kg e cerca de 45 cm. A diferença pode parecer pouca, mas é representativa quando se trata de recém-nascidos.

O médico irá medir a cabeça do bebê, o abdômen e o comprimento do fêmur. Com essas medidas o aparelho traz uma série de fórmulas para calcular o peso do bebê. Desde o advento do ultrassom diversas fórmulas foram desenvolvidas, entretanto a mais usada é a fórmula de Hadlock.

Os órgãos fetais continuam amadurecendo e as unhas e cabelos continuam crescendo. O bebê dorme até 90% do tempo. O peso situa-se em média entre 1,8 e 2 kg e a estatura em média entre 41 e 42 cm.

Acima de 4kg já é tratado como um bebê GIG (Recém-nascido cujo peso de nascimento é superior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional). “Com esse peso acima de 7 kg é preciso investigar as causas que estimulam todo esse crescimento”, diz a médica.

Quando a idade gestacional é de 40 semanas, os meninos que pesam mais de 4,2 quilogramas são grandes para a idade gestacional (GIG). Meninas que pesam mais de 4,1 quilogramas também são GIG.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

Desenvolvimento do corpinho
Nessa fase, o bebê tem cerca de 8 centímetros da cabeça aos pés e cerca de 33,8 centímetros da cabeça para baixo, que é o tamanho de uma abóbora. O peso do bebê esta semana é de cerca de 2,9 kg.

O baixo peso ao nascer (BPN) – peso inferior a 2.500g – compreendia a faixa de medida de peso mais comumente estudada; porém, estudos têm chamado a atenção para o peso insuficiente, de 2.500 a 2.999g.