O que é compressão sobre o saco dural?

Perguntado por: qvieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A SCM se caracteriza pela compressão do saco dural e seu conteúdo – medula espinhal e/ou cauda equina – por massa tumoral extradural. Entretanto, pode ocorrer por tumoração primária ou secundária, mas, quando se trata da metástase, ocorre principalmente nos corpos vertebrais, onde há maior vascularização.

Os tratamentos cirúrgicos para compressão medular incluem a remoção dos esporões ósseos e o alargamento do espaço entre as vértebras. Outros procedimentos podem ser feitos para aliviar a pressão na coluna ou reparar vértebras fraturadas. As costas também podem ser estabilizadas pela fusão de algumas das vértebras.

O mais comum é o aparecimento de sintomas, como:

  • Paralisia;
  • Diminuição ou perda de sensibilidade no local da compressão.

Como acontece o abaulamento discal
Ele acontece quando o disco intervertebral acaba se desgastando ou perdendo elasticidade e, assim, gerando fissuras e mudando o formato do disco. Um abaulamento discal pode evoluir para uma hérnia de disco no local.

Deite de lado, alinhe suas palmas das mãos e inspire (puxe o ar), vá expirando (soltando o ar) lentamente e levando seu braço de cima até o outro lado, fazendo assim uma rotação de tronco, sem desalinhar os membros inferiores. Inspire novamente e retorne a posição inicial soltando o ar novamente pela boca.

O que é abaulamento discal difuso em L4 e L5? Abaulamento discal difuso é o deslocamento da cartilagem do disco intervertebral L4L5 em diversas direções, ou seja, como se a cartilagem do disco entre as vértebras L4 e L5 estivesse espalhada em grande parte da sua circunferência.

2. Hérnia de disco extrusa. Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.

A compressão pode ser agravada por um disco herniado e hipertrofia do ligamento flavo. Outras causas menos comuns incluem Malformações arteriovenosas. leia mais , tumores intramedulares e tumores extramedulares de crescimento lento. podem causar compressão aguda, subaguda ou crônica da medula espinal.

O nervo comprimido pode causar uma série de incômodos na região, como dor e formigamento, além da perda da função motora em casos mais evoluídos.

Essa condição é chamada de “radiculopatia”. Na maioria dos casos, a compressão de um nervo espinhal lombar causa dor nas nádegas e pernas, e em um nervo espinhal cervical causa dor no ombro e no braço.

O tratamento da hérnia de disco é geralmente pouco invasivo, focado na diminuição da dor do paciente. Uso de analgésicos e anti-inflamatórios para o controle da dor são muito indicados. A fisioterapia é indicada para fortalecer os músculos das costas e abdômen, além de corrigir a postura do paciente.

Observa-se que as principais alterações fisiológicas decorrentes da lesão medular são o choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intestino neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções.

Tratamento não Cirúrgico
O seu médico pode aconselhá-lo a usar um colar cervical macio para permitir que os músculos do pescoço descansem e limitar o movimento do pescoço. Isso pode ajudar a diminuir a compressão das raízes nervosas que acompanham o movimento do pescoço.

O estágio de abaulamento da hérnia de disco não costuma gerar benefício, porque não causa sintomas no paciente. Já a protusão e a hérnia de disco podem gerar benefícios porque afetam os nervos que passam pela coluna, causando dores, dormência, falta de sensibilidade e até paralisia de membros.

A consequência da rigidez e desgaste do disco intervertebral acarreta no abaulamento discal. Entre os principais sintomas dessa condição médica, podem ser citados desconforto e dor na região afetada da coluna, espasmos musculares, rigidez e mobilidade reduzida.

O abaulamento discal consiste na primeira fase característica da hérnia de disco, indicando um grau de degeneração inicial da doença. Uma das principais causas do surgimento do problema é o envelhecimento, ou seja, o processo de degeneração causado pelo rompimento das fibras do anel fibroso.

A descompressão é uma técnica minimamente invasiva que visa aliviar a dor e a pressão excessiva nos nervos, reduzindo a dor e inflamação local. Essa técnica pode ser utilizada, por exemplo, para tratar hérnia de disco. A descompressão pode ser realizada com auxílio de dilatadores tubulares ou por via endoscópica.

Alguns deles são: Tramadol, Codeína e Bopremorfina. Agora, em dores nas costas muito intensas, o ortopedista especialista em coluna pode optar por remédios como a Morfina e a Oxicodona.

Quem tem hérnia de disco PODE pegar peso, fazer academia e outras atividades físicas desde que esse exercício não lhe cause dor. O esforço deve ser evitado quando está em uma crise aguda de dor ou quando o movimento te causa desconforto.