O que é compreensão interpessoal?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Nesse sentido, a compreensão interpessoal se alia como uma maneira de entender as emoções e pensamentos dos diversos indivíduos que compõem um grupo.

Os 5 elementos do relacionamento interpessoal

  • autoconhecimento,
  • empatia,
  • assertividade,
  • cordialidade,
  • ética.

“Quando falamos de Relações Interpessoais, estamos falando da construção de identidade e da personalidade do ser humano. A forma como você reage às pessoas, como interagem com elas, suas emoções, ações e atitudes quanto às pessoas nas quais você se relaciona, é o seu relacionamento interpessoal.

Atitudes positivas são bases importantes para bons relacionamentos, inclusive dentro do ambiente de trabalho. Para isso, desenvolver habilidades como empatia, comunicação efetiva, cooperação e respeito podem contribuir para conexões mais profundas e verdadeiras.

Isso acontece por diversos motivos: falta de conhecimento específico, falta de direcionamento, por problemas comportamentais, falta de afinidade com o interlocutor, uma série de fatores isolados que atrapalham a comunicação que por fim afetam toda tarefa que deve ser feita.

Quais as maiores diferenças entre eles? Enquanto o relacionamento intrapessoal diz respeito à comunicação interna do indivíduo, o relacionamento interpessoal corresponde à maneira com que nos relacionamos com o próximo, sejam membros da família, amigos e colegas de trabalho.

Os benefícios podem ser ainda maiores: melhor desempenho profissional, progressão mais rápida na carreira e uma vida social mais satisfatória. Pessoas que têm boas habilidades interpessoais conseguem lidar melhor com determinadas situações sociais.

A competência interpessoal é absolutamente necessária para o exercício pleno das funções de liderança, em qualquer contexto grupal e organizacional. Entretanto, este tipo de competência tem sido, freqüentemente, menosprezado como processo essencial de qualificação profissional para funções de liderança.

7 dicas para desenvolver boas relações interpessoais no trabalho

  1. 1 – Praticar a escuta ativa.
  2. 2 – Manter uma atitude positiva.
  3. 3 – Ser respeitoso.
  4. 4 – Estar aberto a críticas e feedbacks.
  5. 5 – Trabalhar a empatia.
  6. 6 – Buscar autoconhecimento.
  7. 7 – Impor limites.

Trata-se da capacidade de ter autoconsciência, autorregulação e motivação. Ou seja, o indivíduo olha para si mesmo, reconhece e identifica os seus próprios sentimentos e competências, e toma decisões baseado na solução mais prática.

A ética é condição necessária nas relações interpessoais que somente se torna possível quando há confiança entre as pessoas, que direta ou indiretamente, estão relacionadas com a organização.

Como dissemos anteriormente neste artigo, a comunicação interpessoal consiste basicamente, de passar e receber mensagens para uma outra pessoa, seja através da fala, da escrita, da mímica e até mesmo dos meios modernos, como SMS, e-mails, fotos e vídeos.

Confira abaixo:

  1. SEJA NEUTRO. Todo líder sabe que a imparcialidade é um pré-requisito para que a mediação funcione. ...
  2. RESERVE UM TEMPO PARA ADMINISTRAR O CONFLITO. ...
  3. REÚNA OS ENVOLVIDOS EM LOCAL ADEQUADO. ...
  4. SE PREPARE PARA A MEDIAÇÃO. ...
  5. TENHA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. ...
  6. SEJA ASSERTIVO. ...
  7. SE COLOQUE NO LUGAR DOS ENVOLVIDOS.

A competência interpessoal conta com dois itens de grande importância em sua composição, são eles: a percepção e a habilidade. Importante ressaltar que esse processo da percepção necessita ser treinado para uma visão que seja completamente cuidadosa acerca da situação interpessoal.

A consciência social é um dos tipos de competência interpessoal, se caracteriza pela capacidade do indivíduo de se sensibilizar com os problemas sociais que transcendem os interesses da organização e se traduz nas ações de voluntariado.

Um relacionamento interpessoal positivo impulsiona a produtividade, cria confiança em uma atmosfera de respeito e empatia, além de reduzir os conflitos, motivar e fazer com que os profissionais se sintam valorizados.

As relações interpessoais envolvem a troca de experiências, sensações, impressões e opiniões. Quando estimuladas de maneira positiva no ambiente de trabalho, as equipes ficam à vontade para dar suas contribuições baseadas no conhecimento teórico e prático, individual e coletivamente.