O que é composta por desenhos símbolos sinais feitas em paredes de cavernas pelos homens da Pré-História?

Perguntado por: tmonteiro . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A ARTE RUPESTRE É COMPOSTA POR REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS (DESENHOS, SÍMBOLOS, SINAIS), FEITAS EM PAREDES DE CAVERNAS OU NAS SUPERFÍCIES DE ROCHAS DE GRANDE PORTE, PELOS HOMENS DA PRÉ-HISTÓRIA.

A arte rupestre é o nome que se dá a essas representações pictóricas. Essas pinturas eram feitas, em sua maioria, em rochedos e parede das cavernas. As produções eram representadas por figuras de animais, pessoas, misto de pessoas e animais, vegetais, figuras geométricas e símbolos solares.

As imagens consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de objetos celestes e de figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas.

Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza.

Desde os desenhos feitos em cavernas até os objetos usados para a caça, a arte desse período revela como os primórdios viviam e se comunicavam. Antes mesmo do surgimento da escrita, os homens já desenhavam figuras de animais e de pessoas em cenas de rituais religiosos.

As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom.

Para criar seus desenhos nas paredes das cavernas, eram usados vários elementos da natureza que se transformavam em tintas. Obtinha-se o tom vermelho de sangue de animais. Além disso, frutas, plantas, minerais e carvão, eram moídos, e assim produziam os pigmentos naturais (compostos químicos que dão cor a natureza).

Técnicas e Temáticas da Arte Rupestre
As primeiras técnicas que foram utilizadas eram bastante simples, consistindo em linhas e traços e em "mãos em negativo". Esse método resumia-se em colocar as mãos nas paredes das cavernas e assoprar pigmentos em pó sobre elas, a fim de obter a silhueta das mãos.

A principal característica dos desenhos desse período é o naturalismo. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. Aparecem primeiro macarrões – pintados ludicamente sobre barro mole – impressões de mãos e pés, e mais tarde o desenho.

Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante” para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável.

Desse período temos as construções denominadas Dolmens, que consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto. As pedras eram colocadas umas sobre as outras sem a união de nenhuma argamassa.

A arte rupestre é a produção artística feita pelos hominídeos durante a Pré-História e se apresenta por meio de pinturas e gravuras nas cavernas e nos utensílios domésticos.

Além de figuras abstratas, foram desenvolvidas figuras de animais e homens. Geralmente, demostravam imagens de caça. Ademais da arte representada nas paredes das cavernas, foram desenvolvidos os primeiros instrumentos e ferramentas com pouca sofisticação: facas, machados, arpões, lanças, arcos, flechas, anzóis.

Os desenhos de homem das cavernas são uma forma de arte pré-histórica que remonta a mais de 30.000 anos atrás. Esses desenhos foram encontrados em cavernas em todo o mundo, incluindo na Europa, África e Ásia. Os desenhos retratam figuras humanas em diferentes poses e atividades, como caça, dança e rituais religiosos.

A principal essência das pinturas rupestres eram transmitir história, acontecimentos e legados para as próximas gerações, como forma de registro de eventos e assim, os saberes acumulados não fossem perdidos pelo tempo.

Parque Nacional Serra da Capivara

As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C.

Essas pinturas eram realizadas nas paredes das cavernas, e quem as fazia utilizava-se de materiais como sangue, terra e carvão.

Na grande maioria das pinturas rupestres ocorre a existência de linhas, traços e formas geométricas, além da frequente ocorrência de impressões de pés e mãos dos seres humanos ou de animais da época. Também são observados com frequência retratações do próprio homem, ou de animais ou de algumas cenas do cotidiano.