O que é comportamento tirano?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Não tem tolerância com os próprios erros, tem dificuldades em resolver problemas e não delega tarefas, acredita que precisa dar conta de tudo sozinho e com perfeição.

O que é uma pessoa perfeccionista? O perfeccionismo é descrito por muitos psicólogos como a necessidade de estabelecer padrões elevados e rígidos para si mesmo. A pessoa perfeccionista segue uma série de requisitos de conduta, criados especialmente para ela mesma, e faz constantes autoavaliações.

Perfeccionismo é doença? Atualmente, de acordo com a classificação de problemas de saúde mental publicada pela Organização Mundial da Saúde, o perfeccionismo é identificado com um transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo, portanto, não é uma doença.

Psicólogos afirmam que os perfeccionistas que praticam hábitos nocivos podem trabalhar até alcançarem o esgotamento psicológico. Só então eles tendem a tomar consciência do prejuízo infligido à sua saúde mental.

A raiz do perfeccionismo é o medo.

Uma pessoa dita perfeccionista é detalhista, faz tudo com muita atenção e comprometimento, tem dificuldade de confiar nas outras pessoas (sempre acha que os outros vão errar ou fazer pior do que ela) e por mais que para os outros ela tenha feito um trabalho primoroso, para ela sempre tem o que melhorar.

Como Deixar de Ser Perfeccionista

  1. Lembre que perfeição não existe. ...
  2. Perceba os danos desse comportamento para você ...
  3. Não tenha medo de críticas. ...
  4. Trabalhe com prazos. ...
  5. Procure fazer melhor em vez de perfeito. ...
  6. Utilize o princípio de Pareto. ...
  7. Evite comparar-se com os demais. ...
  8. Pratique aceitação.

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças. Elas tentam fazer com que os outros ajam de acordo com suas ideias e expressem a sua admiração incondicional a elas.

Sofomania: transtorno faz pessoa achar que sempre está certa.

No geral, a agradabilidade descreve a capacidade de uma pessoa de colocar as necessidades de outras pessoas acima das suas. Por exemplo, as pessoas que têm muita amabilidade naturalmente experimentam empatia e tendem a ter um enorme prazer em servir aos outros e cuidar deles.

Por fim, como consequência dos pontos acima, uma pessoa com TDAH pode desenvolver perfeccionismo e ansiedade generalizada no seu dia a dia. Um quadro clínico que costuma gerar diversos problemas outros problemas na vida social.

Ser perfeccionista
Uma mãe perfeccionista coloca antes de tudo a ordem. Os filhos devem estar arrumados, a casa limpa o trabalho em dia. Essa mulher sente dificuldade em relaxar, acaba se sobrecarregando e pode até adoecer. Mas ninguém é 100% em tudo.

Transtorno de personalidade é um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por desvios de comportamento bem rígidos e mal ajustados que prejudicam a forma que o paciente lida com seus impulsos e com as pessoas ao redor.

Como Lidar com o Perfeccionismo?

  1. Não cobre dos outros a perfeição. Entenda que cada um pensa e age de uma forma. ...
  2. Busque sempre olhar o lado positivo. ...
  3. Não coloque metas inatingíveis. ...
  4. Perfeição não é sinônimo de sucesso. ...
  5. Procure ajuda, se necessário. ...
  6. As pessoas não admiram os perfeccionistas. ...
  7. Aceite críticas.

Pessoa que adora os anjos.

Perfeccionismo vem de uma fragilidade psíquica da pessoa, de um desejo de provar que não é ruim ou incapaz. Acompanha emoções como ansiedade, tristeza, desmotivação. A excelência vem do contato e reconhecimento das suas qualidades e traz entusiasmo, energia e empolgação.

Após horas de dedicação, muitos perfeccionistas parecem exaustos. As demandas nunca terminam e as tarefas não têm fim. O sentimento de completude se mistura com a ansiedade e a procrastinação do próximo desafio. Para alguns perfeccionistas, a prova nunca termina e não há troféu que traga uma sensação de paz.

TOC não é perfeccionismo
Nem todas as manias, por mais que pareçam, são diagnosticadas como transtornos. Estes possuem características específicas que evidenciam um comportamento obsessivo.

Para que o seu desejo de ser perfeita em tudo não te deixe doente, você deve considerar:

  1. Aumentar a tolerância ao fracasso.
  2. Diminuir a autocrítica.
  3. Diminuir as expectativas perante seus projetos.
  4. Rebaixar os padrões desejados.
  5. Transformar o perfeccionismo destrutivo em adaptativo.

3 meticuloso, preciso, pormenorizado, esmiuçador. Que faz com atenção e cuidado: 4 minucioso, metódico, sistemático, diligente.

Significado de Detalhista
adjetivo Que tende a se preocupar muito com os detalhes.