O que é comportamento impessoal?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A impessoalidade tem uma função de estabilização das significações, é isso que significa dizer que não é necessário a cada instante tomar decisões sobre como se trabalha ou se relaciona com os entes.

Essa forma utilizada é o que chamamos de impessoalidade. O objetivo dela é ocultar o sujeito da ação. Uma das formas de dar este efeito impessoal é usar o verbo ser na terceira pessoa do singular em expressões como: é preciso, é urgente, é necessário, é obrigatório etc.

Verbos Pessoais: têm sujeito, mas não são conjugados em todas as formas (carpir, delinquir, extorquir). Verbos Impessoais: não têm sujeito. A maior parte deles indica fenômenos naturais (gear, relampejar, trovejar). Verbos Unipessoais - A maior parte deles indica vozes ou ações dos animais (galopar, ladrar, miar).

Olha só:

  1. Exemplo de impessoalização da linguagem. “É de fundamental importância diminuir a duração das reuniões na empresa” ...
  2. 1.Coloque o sujeito no plural para generalizá-lo. ...
  3. Oculte o agente. ...
  4. Use o sujeito Indeterminado. ...
  5. Use a voz passiva. ...
  6. Use um agente inanimado.

Tinha muitas pessoas na confraternização. Tinha várias opções de hospedagem. Dessa forma, o verbo ter, quando no sentido de existir, é impessoal e permanece na 3ª pessoa do singular. Quando estiver auxiliando o verbo haver, ele também seguirá a mesma regra.

b) Sujeito paciente: é aquele que sofre a ação. Exemplos: O jantar foi preparado por Maria.

Em diversas situações comunicativas, usa-se a técnica de impessoalização para dar autoridade a um argumento ou para enfatizar o fato/ ação. Pode-se, portanto, usar expressões como “é preciso”, “deve-se” ou redigir um agente inanimado como “o relatório”, “a empresa” para impessoalizar a frase.

“Tem” como verbo impessoal
É quando o verbo não apresenta sujeito e há uma convenção para que a conjugação seja feita no singular, não importando o tempo e o modo verbal.

1 Qualidade de impessoal; impersonalidade, impessoalismo. 2 Que não tem originalidade; banalidade, platitude, trivialidade.

A flexão em pessoa ocorre em 1. ª pessoa (eu, nós), 2. ª pessoa (tu, vós) ou 3. ª pessoa gramatical (ele, eles).

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem.

Os principais verbos impessoais são o verbo haver (com sentido de existir), o verbo fazer (indicando tempo decorrido) e verbos que indicam fenômenos atmosférico e da natureza, como chover, nevar, ventar, anoitecer, escurecer.

O verbo fazer é impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno atmosférico. Faz quinze anos que ele foi embora. Na minha cidade faz muito calor.

O infinitivo impessoal é usado quando uma ideia é vaga e não há a indicação de pessoa. Mas também pode ser colocado quando houver sentido imperativo. Ou seja, em casos que o modo verbal expressa uma ordem, pedido, desejo, conselho, sugestão, súplica, convite, aviso, alerta, recomendação, orientação e solicitação.

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.