O que é comportamento ambíguo?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

O termo ambíguo é um adjetivo de tipo qualificativo utilizado para indicar que algo, uma situação, ou alguém, uma pessoa ou animal, não é totalmente compreensível em seu comportamento ou em sua ação, assim como uma situação pode não ser totalmente clara ou específica sobre algo.

Os relacionamentos ambíguos ocorrem quando os dados representados por uma tabela ou dimensão podem ser visualizados em mais de um contexto ou função ou podem ser associados de mais de uma maneira.

A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.

A ambiguidade pode ser um vício de linguagem ou um recurso estilístico. Ela ocorre em enunciados que têm mais de uma interpretação possível, o que dificulta seu entendimento. A ambiguidade no enunciado causa mais de uma interpretação possível, gerando dúvidas a respeito do que se quis comunicar.

1 dúbio, equívoco, anfibológico, evasivo. Que é incerto ou duvidoso: 2 confuso, duvidoso, enigmático, escuro, impreciso, incerto, indefinido, indeterminado, indiscriminado, inexato, neutro, obscuro, problemático, vago.

A relação de CNAEs AMBIGUOS são considerados como PERMITIDOS E IMPEDITIVOS, pois dentro do CNAE existem atividades que são impeditivas e atividades que são permitidas a opção pelo Simples Nacional. Assim, a responsabilidade pela opção passa a ser exclusivamente do contribuinte.

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas.

Figuras ambíguas são estímulos visuais que podem ser interpretados pelo cérebro de duas ou mais formas diferentes sem que haja qualquer intervenção na imagem inicial.

Dúbio significa também, vacilante, hesitante, que tem pouca firmeza, que não é determinado, que apresenta indecisão, que mostra receio. Por exemplo: Atitude dúbia. Dúbio é ainda aquilo que é difícil de definir, que não tem uma explicação clara, que não tem limites determinados.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Conheça os tipos de ambiguidade

  • Ambiguidade pelo uso indevido de pronomes possessivos.
  • Ambiguidade pelo uso inadequado de palavras.
  • Ambiguidade devido ao uso de forma indistinta entre pronome relativo e conjunção integrante.
  • Ambiguidade pelo uso indevido de formas nominais.

Duplo sentido será usado sempre que a possibilidade de mais de uma interpretação for proposital. Algo produzido por quem criou a sentença, o enunciado. Por outro lado, a ambiguidade será usada sempre que a possibilidade de mais de uma interpretação for resultado de alguma construção linguística não intencional.

Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.