O que é competência exemplos?

Perguntado por: rmarinho4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Uma competência é um conjunto de habilidades, comportamentos, atitudes e conhecimentos inter-relacionados, dos quais uma pessoa precisa para ser eficaz na maioria das ocupações profissionais e gerenciais. A competência é uma combinação de saber (conhecimento), saber ser, aptidões e traços de personalidade.

De um modo geral, a descrição de competências profissionais está relacionada à capacidade que uma pessoa tem de executar determinada tarefa. Isso quer dizer que ela está diretamente ligada aos termos, como: aptidão, habilidade e qualificação.

Isto posto, as três dimensões da competência seguem essa ordem: 1. Conhecimentos, 2. Habilidades e 3. Atitudes/Comportamentos.

E para isso, vou te revelar 4 competências específicas e que sem duvidas farão toda diferença em sua vida. Desde a década de 70, estes conceitos já haviam sido disseminados. E o nome dele é CHA, que quer dizer, C de conhecimento, H de habilidade e A de atitude.

A competência se manifesta de forma diferente, mas diz respeito às mesmas habilidades. Um líder precisa estimular a cooperação com outros grupos e equipes e garantir a participação de todos, além de reconhecer os esforços de trabalho em equipe e fomentar o aprendizado que esse tipo de oportunidade proporciona.

As Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade.

Como apresentar as competências no currículo?

  1. Repense sua trajetória profissional.
  2. Aproveite a parte dos objetivos profissionais.
  3. Vá além dos aspectos técnicos.
  4. Tenha o foco na área da vaga que você está concorrendo.
  5. Seja direto e apresente as informações com clareza.
  6. Complemente o currículo com o portfólio.

Podemos dividir os diferentes tipos de competência individual em quatro grandes categorias, que envolvem as principais capacidades das pessoas: técnicas, socioemocionais, comportamentais e gerenciais.

Compartilhe

  • O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consiste em quatro provas e uma redação. ...
  • Competência 1: Dominar linguagens (DL) ...
  • Competência 2: Compreender fenômenos (CF) ...
  • Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP) ...
  • Competência 4: Construir argumentação (CA) ...
  • Competência 5: Elaborar propostas (EP)

Liderança, Inteligência Emocional, Gestão de Pessoas e trabalho em equipe. A escola não ensina essas competências.

Podemos dizer ainda que competências se dividem em duas classificações: técnicas e comportamentais. Sendo as competências técnicas, aquelas ligadas à realização das atividades e desenvolvimento de processos de trabalho. Essas são adquiridas a partir de treinamentos, cursos e na própria realização do trabalho.

Como colocar as habilidades e competências no currículo?

  1. Fale sobre elas na hora de descrever sua experiência;
  2. Faça o mesmo quando escrever sobre sua educação;
  3. Inclua 2 ou 3 das suas melhores habilidades no objetivo do currículo.

Para concepção do profissional é necessário ter algumas competências profissionais básicas, como: conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, valores e outras características pessoais, que são importantes o desempenho das atividades.

O texto da BNCC define dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo da Educação Básica.

Há duas classificações mais importantes: 1. domínios da aprendizagem e 2. saberes. A mais tradicional classificação das competências as divide em conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA em português ou KSA em inglês – knowledge, skills and atitudes).

Conhecimentos, habilidades e atitudes são os três eixos que compõem as competências de uma pessoa.

Habilidades são capacidades que uma pessoa adquire para desempenhar determinado papel ou função. Já a competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação das habilidades com conhecimentos e atitudes. Apesar desses termos serem usados de forma intercambiável, apresentam significados diferentes.

Enquanto a qualificação estaria atrelada a um sistema de classificação de cargos e de remuneração que privilegiaria o trabalhador, a competência parece ligada aos objetivos e metas da organização e à capacidade do indivíduo em responder adequadamente a esses objetivos.

O que é uma habilidade profissional? As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”