O que é competência executiva?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Essa competência é feita em conjunto com a da União de executar planos elaborados para a ordenação do território regional. É ainda dever do Município proteger o patrimônio histórico-cultural local com observância da legislação e da ação fiscalizadora da União e dos Estados [10].

Competências materiais ou administrativas são aquelas que referem-se as atribuições materiais e de agir de cada um dos entes federativos, diferente da competência legislativa, que diz respeito à elaboração de leis. Assim, refere-se às políticas públicas e às medidas diretas que devem ser tomadas pela administração.

A competência concorrente está relacionada ao âmbito legislativo e não foi conferida a todos os entes estatais. Conforme texto do artigo 24, só foi atribuída à União, aos Estados-membros e ao DF, os Municípios não detém competência concorrente.

As funções executivas são compostas por habilidades que compreendem processos cerebrais que possibilitam lembrar e associar diferentes informações, rever a forma de pensar, planejar e filtrar distrações.

O conceito de competência pode ser entendido como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho das funções dos que as pessoas exercem, visando o alcance dos objetivos da instituição.

Competências profissionais são habilidades e qualificações que uma pessoa possui para executar as tarefas e responsabilidades do dia a dia no trabalho. Uma competência pode ser técnica, de gestão ou comportamental.

Conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho; a competência pode ser mensurada, quando comparada com padrões estabelecidos e desenvolvidos por meio de treinamento.

Para KATZ, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.

Características da competência: A mais importante de todas as característica desse requisito é a irrenunciabilidade, que tem caráter relativo, e o que a relativiza são os institutos da delegação e avocação.

Os 3 principais tipos de competências são: técnicas, comportamentais e funcionais.
...
Exemplos de gestão por competências

  1. Competências técnicas. ...
  2. Competências comportamentais. ...
  3. Competências funcionais.

b) Competência privativa: quando atribuída apenas a determinado ente, mas cabe delegação (p. ex., competências legislativas da União do art. 22 da CF).

Envolve o estabelecimento de metas, a determinação de ações para atingir os objetivos e a mobilização de recursos para a execução das ações. Uma estratégia descreve como os fins (metas) serão alcançados pelos meios (recursos).

É possível considerar três dimensões das funções executivas que, apesar de distintas, são interligadas. São elas a memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva.

Também conhecida como funções executivas. Consiste em um grupo de habilidades que auxiliam na regulação e gerenciamento do comportamento para atingir uma meta específica. Seus componentes são: controle inibitório, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e planejamento.

Jogos e brincadeiras envolvendo música, gestos e movimentos corporais estimulam as funções executivas, porque as crianças têm de se mover em um determinado ritmo e sincronizar palavras e ações com o andamento da música. Todas essas tarefas colaboram com o controle inibitório e a memória de trabalho.