O que é comparado a dor do parto?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Como é a dor do parto? Ela pode ser comparada a uma cólica menstrual intensa, mas não é constante.

Shutterstock Na mulher, uma pancada na vulva dói menos porque suas glândulas – os ovários – são internas, ficam na barriga. “Apesar disso, traumatismos na vulva podem ser graves, como qualquer outro ferimento”, diz o ginecologista.

Os quadris das mulheres são mais largos e profundos que os dos homens. Os fêmures são mais separados para permitir o parto e o osso ilíaco e sua musculatura mantêm as nádegas abertas para que a contração do glúteo não interfira durante o nascimento da criança.

Neuralgia do trigêmeo é uma doença milenar que acomete indivíduos de ambos os sexos e tem predomínio em pessoas acima dos 50 anos. A dor decorrente da doença do nervo é extremamente intensa, sendo uma das piores experiências que o ser humano pode vivenciar.

Neuralgia do trigêmeo: a pior dor do mundo é chamada doença do suicídio. Uma dor de cabeça forte pode atrapalhar nossas atividades do dia a dia, mas imagine só sentir uma dor extremamente forte, considerada uma das piores do mundo, que dura alguns segundos e depois some, entretanto, volta repetidamente?

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, sigla em inglês) elaborou uma lista com as vinte piores dores do mundo que o ser humano pode suportar, em ordem aleatória. A lista engloba dores como a da hérnia de disco, pedras no rim, úlcera, artrite, neuralgia do trigêmeo e ataque cardíaco.

Numa escala analógica de dor, de “0” a “10”, o “0” toma-se como ausência de dor e o “10” seria a dor máxima. Tomemos como exemplo a dor máxima “10”, dor insuportável, permanente e que necessita de medicação contínua. A dor máxima para uns pode ser apenas “9”, mas para outros pode ser “8”.

Em entrevista ao portal australiano Mamamia, a ginecologista Dasha Fielder disse: "Quanto piores são as cólicas menstruais, pior é o trabalho de parto".

As cólicas podem ser quase imperceptíveis, bastante dolorosas ou severas (2). De cada 10 pessoas, pelo menos uma experimenta níveis de dor que podem afetar suas atividades diárias por 1 a 3 dias em cada ciclo.

Cólica dói tanto quanto infarto
Apesar disso, ainda há poucos estudos a respeito da condição e do seu tratamento. Em entrevista ao site Quartz, o professor de saúde reprodutiva John Guillebaud, da University College London, disse que a dor pode ser tão severa a ponto de ser comparada com um ataque do coração.

O Livro de Gênesis registra que Deus disse à mulher: “Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua concepção; com dor darás à luz filhos…” (Gênesis 3:16).

E a cabeça do bebê tem as fontanelas (conhecidas como “moleiras”), que são estruturas maleáveis que favorecem com que os ossos de seu crânio possam se aproximar durante o trabalho de parto, reduzindo o diâmetro da cabeça, moldando-se ao canal de parto.

A contração esta presente durante toda a gestação, mas são esporádicas, indolores, curtas, irregulares e sem direção. As outras contrações que estão já estimulando o parto são dolorosas, intensas e regulares. A intensidade da dor depende. Pode ser bem leve, como uma cólica, ou com dores mais intensas.

Dessa forma, pedra no rim não dói, mas quando ela sai do rim e não consegue chegar até a bexiga, a dor é comparada a dores de parto.

Conforme o útero se contrai, você pode sentir dores nas costas ou na pelve. Essa dor pode ser semelhante a cólicas menstruais. As contrações do parto acontecem em um padrão regular e ficam mais próximas com o tempo.

Onde as mulheres sentem mais dor é mesmo o peito. “Os seios femininos são cheios de vasos sanguíneos e as glândulas mamárias são muito sensíveis à dor”, diz Serapião.

A pior coisa do mundo é quando alguém faz você se sentir especial, e de repente, te deixa de lado. E aí você tem que agir como se não se importasse. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

A escocesa Jo Cameron é a única pessoa conhecida no mundo que tem duas mutações genéticas raras que fazem com que ela praticamente não sinta dor e com que tenha uma recuperação das células mais rápida que o normal.

É, sim, possível ter o parto normal: “A menos que ela tenha alguma doença que acometa a parte óssea, limitando a região da bacia”, diz.

É uma das piores dores de cabeça que possa existir.

Hérnia de disco
Esse tipo de dor na coluna é bastante conhecido e é uma das causas mais incapacitantes.