O que é com siso?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Antes, o que é o dente siso? Os terceiros molares, como são chamados os sisos, são os últimos dentes a se formarem. Em condições normais, espera-se pelo nascimento de 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores, que ficam atrás de todos os outros dentes.

As consequências. Dependendo de como o siso esteja posicionado, problemas maiores podem surgir futuramente. "Surgimento de cáries, doenças gengivais, devido à dificuldade de higienização no local, reabsorção da raiz do dente vizinho e até o desenvolvimento de cistos e tumores", atenta.

Tirar ou não tirar? Extrair os dentes do siso não é uma regra. Em alguns casos eles podem ser mantidos. É possível conviver com eles se houver espaço suficiente para acomodar os quatro dentes “extras” sem causar prejuízos ao sorriso ou à saúde bucal.

Os incômodos causados pelo siso podem ser tão fortes que chegam a afetar a rotina da pessoa. Entre os sintomas mais relatados nos consultórios dos cirurgiões-dentistas estão dores intensas no local da erupção, dores no maxilar – prejudicando a fala e a mastigação, e dores de cabeça.

Juízo; tino; prudência; bom senso; circunspecção .

Em Mateus 5:38-39, Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

Quem coloca uma armadilha para os outros acaba caindo nela; quem rola uma pedra será esmagado por ela.

As consequências podem variar desde pequenas cáries e doenças gengivais, a até cistos e tumores. Em alguns casos, problemas maiores podem surgir. A Pericoronarite, uma inflamação na gengiva que circunda os sisos, é um problema que acomete com bastante frequência pacientes que não extraíram os sisos.

No entanto, aqueles que possuem uma boa saúde geral e passam pelo procedimento podem ter como maior complicador o posicionamento do siso no hemiarco (quadrante dentário). “Ele pode não ter espaço suficiente para erupcionar e causar problemas ao dente vizinho”, explica o profissional.

Especialistas apontam que a idade ideal para a retirada do dente do siso é entre 15 e 18 anos. Além disso, extrações após os 30 anos podem ser mais complexas devido à calcificação do dente. De todo modo, só um dentista poderá avaliar com precisão o período ideal para a extração.

Quanto custa extrair um dente do siso 2022? Em questões de preço médio de 200 a 400 reais, mas em custos comuns o valor varia entre 500 a 600 reais. E na forma em que se foi citado lá em cima tudo depende da quantidade, ou seja, múltiplas extrações mudam o orçamento final.

Tirar o siso não muda ou afina o rosto.
Ou seja, você não perceberá qualquer alteração no rosto.

É normal ter um caso de pericoronarite de curta duração, que dura de três a quatro dias, quando o dente do siso está nascendo. Para aliviar os sintomas, o dentista pode indicar o uso de alguns medicamentos, verifique com ele o que pode ser feito.

Ibuprofeno
O Ibuprofeno, por sua vez, pode agir tanto como um analgésico, como também como um anti-inflamatório.