O que é coloração de Fontana Tribondeau?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A coloração de Fontana-Tribondeau pesquisa a presença de espiroquetídeos em material de lesão genital masculina e feminina. Dentre as espiroquetas de importância médica, destaca-se o Treponema pallidum, agente etiológico da sífilis. As espiroquetas são bactérias que se impregnam pela prata.

Técnica citológica utilizada em microscopia ótica que utiliza corantes com o objetivo de evidenciar diferentes partes na preparação. A coloração tira partido do facto de os diferentes corantes atuarem de forma desigual sobre as várias zonas celulares.

Para o exame bacteriológico direto, existem diversos métodos de coloração que podem ser utilizados no laboratório de microbiologia clínica (ex.: tinta nanquim, Ziehl-Neelsen, Albert-Laybourn), sendo a coloração de Gram, indiscutivelmente, a mais amplamente disponível e utilizada.

Existem três tipos de coloração: a coloração gradativa, a temporária e a permanente.

O método consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol, etanol-acetona e fucsina básica. As bactéricas que adquirem a coloração azul violeta são chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelho são chamadas de Gram-negativas.

A coloração ou técnica de Ziehl-Neelsen, abreviada na literatura muitas vezes como ZN, é uma técnica de coloração de bactérias mais agressiva que a técnica de Gram, sendo usada em bactérias que não são bem coradas com esta técnica, como os bacilos da lepra e da tuberculose, as bactérias dos gêneros Mycobacterium e ...

Consideram-se geralmente três tipos de colorações: 1) simples, 2) diferenciais, e 3) especiais.

Adiciona-se à lâmina uma solução de azul de metileno (corante azulado) por três minutos. Nessa fase, as bactérias que antes estavam incolores (não álcool-ácido-resistentes) coram-se de azul; Novamente lava-se o material com água corrente, com posterior secagem do mesmo.

O teste precisa ser feito com luz natural em um dia de sol, sem uso de maquiagem, para não alterar o resultado e para poder avaliar como a cor do tecido reage próximo ao rosto. Durante o processo, avalia-se o contorno do rosto, olheiras, se o tom de pele fica pálido ou rosado além das marcas de expressão.

Coloração pessoal é um teste que analisa o subtom de pele e identifica as cores perfeitas para cada um. Essas cores influenciam de duas formas, estética e psicologicamente. O estético deixa nosso rosto com aspecto mais harmônico e saudável, suavizando olheiras, rugas, manchas e muito mais.

Hematoxilina-eosina, H&E ou HE

CoranteSubstância coradaColoração
Hematoxilina (básica)ÁcidaAzul-púrpura
Eosina (ácida)BásicaVermelho

O método tintorial predominante utilizado em bacteriologia é o método de Gram.

A coloração de Gram é um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias. Afinal, esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma vez que sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura.

A Técnica da Coloração de gram é uma importante ferramenta laboratorial dentro da Microbiologia, auxiliando o laboratório no diagnóstico. A partir de características bioquímicas das bactérias as mesmas podem ser classificadas como gram positiva ou gram negativas, corando-se de roxo ou rosa respectivamente.

3= dourado . Tinta loiro claro, com leves reflexos dourados.