O que é colocação fora do alcance?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Colocação fora de alcance: Neste item estaremos tratando das distâncias mínimas a serem obedecidas nas passagens destinadas a operação e/ou manutenção, quando for assegurada a proteção parcial por meio de obstáculos.

A isolação reforçada é um tipo de isolação única que confere a mesma proteção que a isolação dupla. Os cabos com isolação reforçada podem ser instalados em locais inacessíveis sem a utilização de invólucros ou barreiras (eletrodutos, calhas fechadas, etc.).

Riscos em instalações e serviços com eletricidade: O choque elétrico, mecanismos e efeitos; Arcos elétricos; queimaduras e quedas; Campos eletromagnéticos.

Tipos de isolações: Básica: aplicada às partes vivas para assegurar um mínimo de proteção. Ex: Isolação com fita isolante. Suplementar: destinada a assegurar a proteção contra choques elétricos no caso de falha da isolação básica.

Queimaduras. A queimadura elétrica está entre as mais graves lesões causadas ao corpo humano. Ela difere dos outros tipos de queimaduras por conta de um certo “fator iceberg “a lesão interna sempre é bem maior do que a epidérmica. Ela queima internamente com mais intensidade do que externamente.

Existem diversos tipos de isolação de cabos, mas hoje falaremos das 3 mais conhecidas:

  • Isolação em PVC: feita com base de Policloreto de Vinila.
  • Isolação em EPR: feita com base de Etileno Propileno.
  • Isolação em XLPE: feita com base de Polietileno Reticulado.

Módulos com defeito de isolamento, condutores expostos ou uma falha interna do inversor podem causar uma fuga de corrente CC no terra (terra de proteção). Tal falha também é chamada de falha de isolamento [2].

Assim, quando por algum motivo a isolação diminuir, a eletricidade irá “escapar” por essa falha, pois existirá um outro caminho para circulação da corrente. Quanto mais baixo o valor da resistência (menor isolação), mais alta a intensidade dessa corrente e mais nociva ao sistema elétrico.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

O trabalho com eletricidade possui alta periculosidade, onde o funcionário se submete a riscos como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau que podem gerar graves lesões como coagulação do sangue, lesões nos nervos e músculos e até levar à morte.

Ao contrário do que muitos pensam, as correntes elétricas mais perigosas são aquelas que têm intensidades relativamente mais baixas, que podem ser obtidas em eletrodomésticos comuns que funcionam a 110 V e 220 V. Correntes mais intensas podem provocar desmaios e fortes queimaduras, porém não chegam a matar de imediato.

Isolação básica: isolação aplicada às partes vivas para assegurar o mínimo de proteção contra choque elétrico. Isolação suplementar: isolação independente utilizada em adição à isolação básica, destinada a assegurar proteção contra choque elétrico no caso de falha da isolação básica.

-Tipos de proteção: - Básica: visando a proteção contra contatos diretos. Exemplo: isolação básica ou separação básica; uso de barreira ou invólucros, ou limitação da tensão.

Zona de risco é o entorno da parte condutora energizada e não segregada acessível inclusive acidentalmente. O segundo conceito é o de zona controlada. Zona controlada é o entorno da parte condutora energizada não segregada e acessível.

Essas regras valem ouro!

  • Você sabia que a maioria dos acidentes no Setor Elétrico são por descumprimento dessas regras? Vamos aprender e nunca mais esquecer: 1° - Abrir.
  • 2° - Bloquear.
  • 3º - Testar.
  • 4° - Aterrar.
  • 5° - Sinalizar.

Zona Controlada, seguindo o que a NR10 define, é “o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados”.

A primeira providência para se proteger desse risco é manter os condutores (fios e cabos elétricos) com suas isolações intactas e, caso seja necessário emendar fios, dar preferência por plugues e tomadas.

A NBR 5410 atualizada não se aplica a instalações de iluminação pública. Nesses casos, a instalação tem a voltagem maior que o atendido pela norma.

10.4.4 As instalações elétricas devem ser mantidas em condições seguras de funcionamento e seus sistemas de proteção devem ser inspecionados e controlados periodicamente, de acordo com as regulamentações existentes e definições de projetos.

A Norma NR10 estabelece que todas as instalações com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, ou seja, precisam preparar um conjunto de documentos, diagramas unifilares, procedimentos e os devem manter dispostos organizadamente.

As responsabilidades quanto ao cumprimento da NR 10 são solidárias aos contratantes e contratados envolvidos, sendo que contratantes são aqueles que contratam e/ou utilizam serviços de mão-de-obra especializada em eletricidade e contratados são os executantes dos serviços em eletricidade.