O que é colisão ou choque mecânico?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Choques mecânicos unidimensionais são choques (colisões) que ocorrem quando os centros de massa dos corpos que interagem entre si situam-se sobre uma mesma reta, ou seja, estão sempre na mesma direção, antes e depois do choque.

As colisões podem ser classificadas em três tipos: a colisão elástica, a colisão parcialmente elástica e a colisão inelástica.

Em física, colisão é um evento em que dois ou mais corpos exercem forças um sobre o outro por um tempo relativamente curto. Embora a palavra colisão seja mais comumente utilizada nos casos em que há um grande impacto entre dois objetos, o uso científico do termo “colisão” não se limita apenas à magnitude da força.

Vimos que na definição de “colisão” ambos os veículos estariam em movimento, e caso um deles esteja inerte, ou não sendo um veículo, seja um objeto fixo ou móvel sem movimento, dizemos que ocorreu um “choque”.

O choque é um tipo de acidente em que o veículo em movimento choca-se contra um obstáculo fixo, que pode ser um muro, uma cerca, um poste, um ou mais veículos parados, meio fio, canteiro, ilha de segurança ou qualquer outro, inclusive casas.

Em geral acontece em cruzamentos ou devido a manobras inesperadas. As conversões à esquerda são a causa da maioria dos abalroamentos. Nos cruzamentos, as causas mais comuns são falta de visibilidade ou desconhecimento das preferências. Respeitar a distância lateral de segurança (1,5 m).

Durante a colisão, haverá uma troca de energia entre os corpos. Considerando que após o choque os corpos se separam, o corpo A irá transferir certa quantidade de energia cinética para o B, e o resultado disso será um corpo A, mais lento e um corpo B mais rápido, ocasionando o afastamento entre os dois corpos.

Excesso de velocidade. Beber e dirigir. Combinação celular/direção. Não usar setas que indicam as intenções de manobras.

O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.

Abaixo discutiremos sobre os tipos, suas características e o manejo.

  • Choque Hipovolêmico.
  • Choque Cardiogênico.
  • Choque Distributivo.
  • Choque Obstrutivo.
  • Quadro Clínico do choque.
  • Exames complementares.
  • Tratamento do choque.
  • Referência bibliográfica.

Existem três tipos de choque: o choque hipovolêmico, choque séptico e choque cardiogênico.

Esta teoria diz que as moléculas devem se chocar (colidir) para reagir. Assim sendo, quanto maior o número de colisões por segundo, maior será a velocidade da reação. De forma semelhante, quanto maior for a concentração das moléculas de reagentes, maior o número de colisões e, com isso, maior a velocidade da reação.

As colisões inelásticas são aquelas que os corpos seguem com a mesma velocidade final após o choque. Já as colisões elásticas são aquelas que os corpos seguem com velocidades finais diferentes após o choque.

A colisão traseira é uma das mais perigosas nos acidentes de trânsito, pois geralmente faz com que o veículo receba a energia de impacto em sua traseira, sendo esta convertida em uma rápida aceleração e desaceleração, quase ao mesmo tempo, o que comumente é conhecido como “efeito chicote” e é responsável por lesar ...

Em geral, o seguro cobre danos materiais ou corporais involuntários causados a terceiros e também há cobertura para danos morais. Danos materiais: o seguro contra terceiros cobre os danos materiais causados pelo segurado a terceiros. Em uma colisão entre veículos, cobre as despesas de funilaria e pintura.

Quando colocamos duas substâncias em contato, suas partículas começam a colidir umas com as outras. Nem todas as colisões são eficazes, isto é, nem todas dão origem a novos produtos. No entanto, as colisões que rompem as ligações formadas e formam novas ligações, são denominadas colisões eficazes ou efetivas.

A colisão frontal foi o tipo de acidente de trânsito que mais provocou mortes nas rodovias federais brasileiras em 2021. Nessa modalidade de colisão, que ocorre, principalmente, durante ultrapassagens em locais proibidos ou momentos inadequados, 1.585 pessoas perderam a vida nesses acidentes fatais.

É o tipo de acidente que envolve apenas um veículo.

Presume-se a culpa do motorista que colide na parte traseira do veículo que está imediatamente a sua frente. A referida presunção de culpa é juris tantum, podendo ser elidida pela demonstração de que o acidente foi ocasionado pelo condutor do veículo abalroado.

8 dicas para evitar colisões e acidentes no trânsito

  1. Obedeça à distância segura. ...
  2. Utilize setas e pisca alerta. ...
  3. Respeite as faixas horizontais. ...
  4. Fique atento às sinalizações. ...
  5. Controle a sua velocidade. ...
  6. Descanse sempre que precisar. ...
  7. Faça revisão no carro periodicamente. ...
  8. Conheça procedimentos de segurança.

Em primeiro lugar, verifique alguém se feriu. Se houver uma vítima no acidente de trânsito, independentemente da gravidade, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do telefone 192, e sinalize a batida. A polícia deve ser acionada sempre que alguém se machucar.