O que é cogumelo nas fezes?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os cogumelos presentes nas fezes constituem parte da flora de passagem ou de trânsito, sendo geralmente veiculados pelos ali- mentos e, de um modo geral, não determinam sintomas ou sinais de natureza digestiva.

A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida na região genital. O que muita gente não imagina é que o problema começa lá no intestino, com o desequilíbrio das bactérias boas e ruins.

O muco nas fezes também pode ser um indicativo de tumor ou câncer nos intestinos. Por isso, se a pessoa apresenta episódios frequentes de muco nas fezes, deve procurar um médico para entender o que está acontecendo. Por ano, a Rede D'Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência.

Quando o micélio e, ou, basidioma são parasitados por um desses patógenos específicos, caracteriza-se como doença (é o que acontece quando o cogumelo é diretamente parasitado pelo Verticillium spp. (podridão seca ou podridão parda) e as manchas e podridões causadas pela bactéria Pseudomonas tolaasii.

Intoxicações pela muscarina são caracterizadas por um aumento da salivação, transpiração e aumento na produção de lágrimas, cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão de cogumelos. Com amplas doses, estes sintomas podem ser seguidos de dor abdominal, náuseas severas, diarréia, visão turva e dificuldade respiratória.

Entre os sintomas estão dor e distensão abdominal, fadiga, diarreia, febre, sangramento retal, perda de apetite e emagrecimento.

Saiba mais sobre o exame de microbioma intestinal, que pode ser a resposta para descobrir a causa de seus desconfortos relacionados à flora intestinal e se há uma predisposição para doenças inflamatórias e infecciosas desse órgão.

O teste de Coprologia Funcional nas fezes detecta a presença de microorganismos patogênicos, tais como fungos, parasitas e bactérias que contribuem para várias doenças crônica e disfunções neurológicas.

A candidíase vaginal ou candidíase vulvovaginal é uma infecção desencadeada principalmente pelo fungo candida albicans, que pode causar coceira, corrimento e irritação na região da vagina. O fungo normalmente vive no organismo, em locais como a boca, a garganta, a vagina e a pele, sem causar nenhum problema.

Com sintomas desconfortáveis e às vezes perigosos, a candidíase pode variar desde uma simples infecção na pele até comprometer o sistema nervoso central e órgãos internos, podendo levar a óbito.

A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina. Nos homens, podem aparecer pequenas manchas vermelhas na pele. A transmissão da mãe para o recém-nascido pode ocorrer durante o parto.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.