O que é cogumelo de Zebu?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Na verdade, são os esporos do fungo que são transportados pelo vento e caem lá. É por isso que outro nome que aparece nas músicas do Ventania é 'cogumelo de zebu' (zebu é uma subespécie do boi, 'Bos taurus indicus'), mas não quer dizer que o fungo só cresça ou tenha preferência pelo estrume do zebu.

A Jurema sintetiza uma potente substância alucinógena, a dimetiltriptamina ou DMT, responsável pelos efeitos. Trata-se de um cacto, também utilizado desde remotos tempos na América Central, em rituais religiosos.

Os cogumelos alucinógenos são legais no Brasil? No Brasil, as substâncias como psilocibina e psilocina, além de outras substâncias alucinógenas encontradas nos cogumelos são consideradas ilegais com relação à venda, posse e cultivo a fim de venda.

Os cogumelos mágicos estão entre as drogas mais seguras do mundo — disse Adam Winstock, psiquiatra especializado em adicção e fundador da organização Global Drug Survey, em entrevista ao “Guardian”.

A ingestão dos cogumelos pode gerar intoxicação, a continuação do uso deles pode resultar em alterações do comportamento, podendo apresentar violência e se colocar em riscos desnecessários.

Os cogumelos atuam no Sistema Nervoso Central e geralmente causam náuseas, dilatação das pupilas, aumento do pulso, da pressão sanguínea e da temperatura, alucinações visuais e auditivas, atuando de forma bem parecida com o LSD.

A psilocibina, um composto alucinógeno presente em fungos, ajudou a “abrir” e melhorar a comunicação dentro do cérebro por até três semanas, segundo pesquisadores do Imperial College London. Publicado em 12 de abril de 2022 às, 16h18.

Os efeitos começam a surgir cerca de 25 a 30 minutos após a ingestão e podem durar até 6 horas.

Você pode comer os talos dos cogumelos sim! Seja de qual tipo ele for: shimeji, shitake, paris, eryngui, portobello, em todos estes os talos são comestíveis e seguros para serem utilizados em receitas. Há várias formas de usar os talos dos cogumelos na culinária.

Formas de consumir cogumelo mágico
É importante destacar o cuidado com as doses quando for consumir. De 0,5 a 1,2 gramas desidratadas, a pessoa colhe efeitos leves; com 1,2 a 3 gramas, são efeitos moderados; e mais de 3 gramas geram efeitos intensos.

O tratamento geralmente envolve inibidores seletivos da recaptação de serotonina, ou ISRSs, que aumentam os níveis de serotonina disponíveis para as células cerebrais. No entanto, pode levar semanas para que a melhora ocorra, dizem os especialistas, se as drogas funcionarem.

Na dúvida, é bom nem tocar no cogumelo ou deixá-lo próximo de outros alimentos, uma vez que eles podem acabar se contaminando. E muitas das toxinas não são eliminadas no cozimento, então, o cogumelo duvidoso deve sempre ser descartado.

Psilocybe

Uso enteogênico. Os cubensis são a espécie de cogumelos psicoativos do gênero Psilocybe mais conhecidos e cultivados mundialmente.

E apesar dos cogumelos não estarem na lista, a psilocina e a psilocibina constam na chamada lista F2 de substâncias psicotrópicas, cujo uso está proibido no Brasil. Isso significa que, a rigor, a venda e compra dos cogumelos não é proibida, mas a comercialização direta das substâncias extraídas dos fungos sim.

ecstasy

O ecstasy, também conhecido como MDMA, traz o sentimento de euforia e faz tudo parecer melhor, mas a lista de sensações positivas termina por aí.

A heroína é uma droga opióide desenvolvida a partir da morfina. É considerada, segundo diversos especialistas, a droga mais viciante de todas.

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.