O que é coesão social é fato social?

Perguntado por: esales6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Do ponto de vista sociológico, a coesão pode ser definida como o grau de consenso dos membros de um grupo social sobre a percepção de pertencer a um projeto ou situação comum. Segundo Durkheim (2), quanto menor for à divisão do trabalho nas sociedades, maior será o vínculo dos indivíduos com o grupo social.

Coerção Social: é quando o indivíduo sofre pressão, se sentindo obrigado a agir de determinada forma imposta pela sociedade. Exemplo: seguir um padrão de beleza estabelecido pela mídia e sociedade.

Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas.

Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Ouça este artigo: A coesão social, essencialmente, é o que mantem um grupo social unido e operando de forma constante dentro da sociedade. Ela tem a ver com a identidade que um grupo é capaz de criar e reproduzir para si e para os outros, e também tem a ver, então, com suas normas e valores, que o caracterizam.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

A coesão é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos.

Coesão é a ligação harmônica entre duas partes, utilizada na gramática como forma de obter um texto claro e compreensível.

Exemplos de fatos sociais são as normas de convivência, valores e convenções que existem independente da vontade e da existência do indivíduo, como explica Durkheim.

Segundo Durkheim, os fatos sociais estão expressos em regras, valores e normas sociais e obrigam os indivíduos a agirem de acordo com os padrões culturais. Quando um indivíduo age fora desses padrões em uma sociedade, ele será considerado desajustado ou poderá, até mesmo, ser punido.

É assim que a educação é entendida como um fato social, visto que é exterior, coercitiva e geral. Deste modo, a escola é um elemento fundamental constituinte da sociedade, pois visa adequar o ser humano ao meio em que vive, de forma a manter um equilíbrio entre o que se espera da criança e a sociedade.

Teorias de Émile Durkheim. Ao afirmar que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", ele coloca o objeto sociológico enquanto objeto científico. Assim, ele considerava que só a ciência e um novo paradigma racionalista poderiam conduzir a respostas acertadas frente às mudanças sociais cada vez mais rápidas.

Resposta verificada por especialistas
É correto afirmar que o casamento representa um fato social. Isso ocorre porque, na realidade, o casamento é um evento social que contribui para a transformação da sociedade.

Vamos entender melhor o que elas são.

  • Generalidade. Para um costume ser considerado um fato social ele precisa atingir toda a sociedade. ...
  • Exterioridade. O fato social é exterior ao indivíduo, é uma imposição da comunidade. ...
  • Coercitividade.

Resposta. tipo de formação familiar, religião, usar roupas bonitas pq a mídia impõe isso, mulheres performando a 'feminilidade' mesmo quando não se sentem confortáveis com isso e a educação que nos é imposta.

Elas garantem, portanto, o que Weber chamou de coesão social, que é o modo como uma sociedade une os seus membros unitários (indivíduos) em um corpo coeso, unido, ou seja, a coesão é o que torna a coletividade uma sociedade.