O que é coesão e exemplo?

Perguntado por: ldrumond6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Entre os principais recursos que correspondem a coesão de um texto estão as palavras de transição, que são formadas por preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais. Exemplo: “inicialmente”, “primeiramente”, “além disso”, “do mesmo modo”, “bem como”, “enfim”, “dessa forma”, “ou seja”, e etc.

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

Diferença entre Coesão e Coerência
Ambas têm em comum o fato de estarem relacionadas com as regras essenciais para uma boa produção textual. A coesão textual tem como foco a articulação interna, ou seja, as questões gramaticais. Já a coerência textual trata da articulação externa e mais profunda da mensagem.

Para entendermos melhor a coesão, que nada mais é do que a conexão estabelecida entre as palavras de um texto, é importante entendermos que existem tipos de coesão e que esses tipos são basicamente cinco: coesão por referência, por substituição, por elipse, por conjunção e pelo léxico.

1 acordo, coerência, concordância, conexão, harmonia, nexo, unidade. Aglutinação de moléculas e partículas: 2 aderência, adesão, aglutinação, concentração, ligação.

adjetivo Ligado ou relacionado por coesão; que apresenta uma unidade lógica. [Gramática] Que usa corretamente os aspectos gramaticais, conectando os elementos de um texto, deixando-o claro e compreensível: texto coeso. [Figurado] Que se dispõe de modo harmônico; ajustado.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

Tais recursos são representados pelos conectivos, os quais se manifestam por intermédio das preposições (a, de, para, com), conjunções (que, enquanto, embora, mas, porém, todavia) pronomes (ele, ela, sua, este, aquele, o qual), advérbios e locuções adverbiais (aqui, lá, logo, antes, dessa maneira, aos poucos) e ...

A coesão de um texto consiste numa conexão linguística que possibilita a ligação das ideias no decorrer do texto, facilitando a transmissão do conteúdo e entendimento por parte do leitor. Os chamados elementos de coesão são utilizados com o objetivo de interligar as palavras e facilitar a compreensão.

Elementos da coesão textual
Os elementos da coesão são determinadas classes de palavras utilizadas em um texto a fim de interligarem-se com os demais elementos linguísticos presentes. Entre as classes compreendidas como elementos de coesão, temos as preposições, as conjunções, os advérbios e as locuções adverbiais.

Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade. Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.

Sem a coesão não seria possível transformar uma sequência de palavras num todo organizado, isto é, em um texto. A coesão e a coerência desempenham funções diferentes dentro de um texto e são muito importantes para entender como fazer uma boa redação.

Resposta: É o Latim COHESIO, “adesão”, de ADHARERE, de AD-, “a”, mais HAERERE, “grudar, colar”.

A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, próprio daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Fís Força de atração entre as partículas ou moléculas de um corpo. 2 fig Coerência de pensamento ou de um todo. 3 Associação íntima entre pessoas que integram um grupo. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : incoesão .

Ser coerente é ser racional, quando alguém consegue utilizar de uma sequência de informações lógicas para transmitir uma mensagem, evitando contradições ou dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo.

O texto que obedece à coerência transmite uma relação lógica de ideias que se complementam, não se contradizem e conferem significado à mensagem. Quando o texto é coerente, o interlocutor apreende os sentidos do texto.

A coesão sequencial é responsável por criar as condições para a progressão textual. De maneira geral, as flexões de tempo e de modo dos verbos e as conjunções são os mecanismos responsáveis pela coesão sequencial nos textos.