O que é coesão e coerência exemplos?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade. Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.

Os 6 tipos de coerência que vão te ajudar na redação do Enem

  • Coerência sintática. Esse tipo de coerência diz respeito à construção das frases, buscando que todos os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. ...
  • Coerência semântica. ...
  • Coerência temática. ...
  • Coerência pragmática. ...
  • Coerência estilística. ...
  • Coerência genérica.

Dentro do texto, a coesão pode ser compreendida pelas relações linguísticas, como os advérbios, pronomes, o emprego de conectivos, sinônimos, dentre outros. Para ser melhor empregada, a coesão necessita de recursos, como palavras e expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto.

Já a coesão sequencial acontece de forma um pouco diferente: ela serve para conectar uma frase a outra, além de fazer a união dos parágrafos. Portanto, normalmente consiste no uso de conjunções que vão guiar o texto e apresentar a relação entre o que foi escrito em cada etapa textual.

Coerência textual está relacionada ao(s) sentido(s) de um texto verbal ou não verbal. Ela pode ser sintática, semântica, temática, pragmática, estilística ou genérica. A construção de sentido(s) do texto depende de elementos linguísticos e extralinguísticos. Coerência textual se refere ao(s) sentido(s) de um texto.

Chamamos de “coesão” a relação entre elementos de um texto de forma a auxiliar na sua compreensão. Desse modo, a coesão textual é um dos elementos responsáveis pela coerência textual.

A Coerência é a relação lógica das ideias de um texto que decorre da sua argumentação - resultado especialmente dos conhecimentos do transmissor da mensagem. Um texto contraditório e redundante ou cujas ideias iniciadas não são concluídas, é um texto incoerente.

Elementos da coesão textual
Os elementos da coesão são determinadas classes de palavras utilizadas em um texto a fim de interligarem-se com os demais elementos linguísticos presentes. Entre as classes compreendidas como elementos de coesão, temos as preposições, as conjunções, os advérbios e as locuções adverbiais.

São cinco os tipos de coesão: por referência, por substituição, por elipse, por conjunção e pelo léxico.

1 acordo, coerência, concordância, conexão, harmonia, nexo, unidade. Aglutinação de moléculas e partículas: 2 aderência, adesão, aglutinação, concentração, ligação.

Como Construir um Texto Coeso

  1. 1 – Evitar a Repetição de Termos. ...
  2. 2 – Fazer Ligações entre as Frases e Assuntos. ...
  3. 1 – Escrita Clara, Simples, Objetiva e Concisa. ...
  4. 2 – Planejamento de Ideias. ...
  5. 3 – Harmonia entre Ideias e Fatos. ...
  6. 4 – Referência no Assunto.

Ser coerente é ser racional, quando alguém consegue utilizar de uma sequência de informações lógicas para transmitir uma mensagem, evitando contradições ou dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo.

As ideias devem estar conectadas de modo a estabelecer uma relação de sentido entre si. Questione quais classes de palavras, na opinião deles, podem estabelecer essa relação lógica. Ouça as respostas. Para que a aula faça sentido, é preciso um conhecimento prévio de conjunções.

Com algum esforço, ainda é possível compreender o seu significado, fazendo com que, muito talvez, ele seja um texto coerente. Mas a falta de elementos que articulem os segmentos (ou seja, a falta de coesão) dificulta o seu entendimento.

Como vimos, para que seja considerado coerente, ele deve manter uma relação lógica e harmônica entre os argumentos. Além disso, vale sempre lembrar que a coerência textual e a coesão são elementos complementares, pois uma trabalha com a significação e outro na estruturação das ideias.

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

A relação lógica e harmônica entre os elementos e as ideias de um texto são fundamentais para que ele seja coerente. Quando, por exemplo, a ordem das partes está errada, a escolha dos termos não têm sentido para o tema ou há frases fora do contexto, significa que não há coerência textual.

Para alcançar a coerência textual, alguns elementos devem ser priorizados, como os princípios da não contradição e da relevância.
...
Para que isso aconteça, alguns critérios devem ser respeitados, são eles:

  1. Princípio da não contradição;
  2. Princípio da não tautologia;
  3. Princípio da relevância.

São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. Conhecê-los contribui para a escrita de uma boa redação. Conhecer os tipos de coerência pode ajudar na construção da coerência global de um texto, seja ele oral ou escrito.