O que é coesão Catafórica?

Perguntado por: apinheiro3 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

É um mecanismo linguístico por meio do qual um termo recupera um outro termo que o antecedeu no texto. Exemplos: Mariana comprou um novo carro. O veículo é o lançamento do ano.

A diferença entre anáfora e catáfora refere-se à anáfora como estratégia linguística, e não como figura de linguagem. A anáfora trabalha com a retomada de elementos apresentados anteriormente na frase ou no texto, a catáfora faz o processo de referenciar-se elementos que serão apresentados posteriormente.

Geralmente, a anáfora resgata uma informação citada anteriormente no texto. Já a catáfora é uma expressão que apresenta uma informação que ainda vai ser trabalhada no texto.

Para resumir: quando estiver fazendo referência a um termo citado anteriormente, se trata de uma anáfora. Quando estiver antecipando um termo ou expressão que ainda será citado, é uma catáfora.

[ Linguística ] Em que há catáfora ou relativo a catáfora (ex.: pronome catafórico, relação catafórica).

Anáfora pode referir-se a uma figura de linguagem ou a um mecanismo de coesão textual. No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido.

Significado de Anafórico
[Retórica] Que se refere, pertence ou é próprio de anáfora, da figura de linguagem que consiste na repetição da mesma palavra no início de várias frases ou versos: discurso anafórico, estribilho anafórico.

A coesão por referência sempre vai atuar com um termo que substitui o outro . As referências podem ter duas classificações: exofórica (quando se reporta a um dado externo) e endofórica (quando se reporta a um dado interno no texto).

A coesão textual assegura a ligação entre palavras e frases, interligando as diferentes partes de um texto. Ela pode ser percebida ao se verificar que as frases e os parágrafos estão entrelaçados no texto, de modo que um elemento dá sequência ao outro, determinando a transição das ideias presentes no texto.

Os termos anafóricos, normalmente representados pelos demonstrativos ESSE, ESSA, ESSES, ESSAS, ISSO, AQUELE, AQUILO (e variações), fazem referência a ideia anterior.

Coesão por Referência
Exofórica.: é aquela que se refere a um elemento fora do texto. Ex.: A gente era pequena naquele tempo. E aquele era um tempo em que ainda se apregoava nas ruas. Endofórica.: pode se referir a algo mencionado anteriormente no texto à anáfora ou a algo mencionado posteriormente à catáfora.

Quando a demonstração é de elementos do texto, dizemos que há uma referência textual ou endotextual ou ainda endofórica; quando a demonstração é de elementos do contexto, dizemos que há uma referência contextual, exotextual, exofórica ou dêitica.

Em linguística pragmática, exófora é a referência a algo extralinguístico, não no mesmo texto, e contrasta com a endofórica. Exóforia pode ser dêixis, em que palavras ou marcações gramaticais são usadas para fazer referência a algo no contexto do enunciado ou do falante.

Assim, dizemos que há catáfora quando o item de referência antecipa um componente que ainda não foi expresso no texto. Veja mais alguns exemplos da realização da catáfora: Só desejo isto: que você seja muito feliz. Antecipo-lhes uma coisa: todos receberão o aumento.

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

  • Anáfora - retoma por meio de referência um termo anterior.
  • Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.