O que é coesão anafórica exemplos?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

“Febre, cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).” No segundo exemplo, a anáfora ocorre pelo pronome “esses”, pois ele é quem retoma os três sintomas destacados anteriormente: “Febre, cansaço e tosse seca”.

Se o anafórico se refere a um antecedente, o catafórico se refere ao que será enunciado adiante. Em "A verdade é esta, meus caros: estamos mal-arrumados!", por exemplo, o pronome demonstrativo "esta" se refere ao que é enunciado em seguida ("estamos mal-arrumados!").

Um anafórico faz uma referência a um termo antecedente, retomando um termo anteriormente usado no discurso. Pedro caiu no recreio. Ouvi-o chorar muito. O pronome oblíquo o é um pronome anafórico porque faz referência ao termo Pedro, anteriormente apresentado.

Elementos anafóricos são termos que remetem a uma palavra já mencionada anteriormente na frase ou no texto. Por exemplo: “João disse que gostava de ler, mas ele não tinha tempo” – a palavra “ele” está sendo utilizada como elemento anafórico, referindo-se a João.

Quando se cita algo em um texto e prática uma anáfora, a pessoa está apontando para trás, ou seja, está reafirmando uma informação que já foi passada. A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase.

É um mecanismo linguístico por meio do qual um termo recupera um outro termo que o antecedeu no texto.

Abaixo, um esquema das diferentes tipologias desse tipo de anáfora, dividindo-as em três grupos: as anáforas por repetição, as anáforas por elipse e as anáforas por substituição.

A referência endofórica é a relação coesiva em que o referente se encontra no interior do texto enquanto que a exofórica é a relação que se estabelece entre o texto e os elementos externos a ele, recuperáveis através do contexto de situação. A referência endofórica pode ser dividida em anafórica e catafórica.

Coesão referencial de Anáfora
A anáfora retoma o referente usando elementos coesivos, tais como: artigos, advérbios, pronomes e numerais. Um exemplo: Fernanda estava muito feliz e agradecida. Ela tinha tudo o que precisava para viver bem!

Anáfora é uma figura de linguagem na língua portuguesa, que consiste na repetição consciente de determinada palavra ou expressão com o intuito de reforçar o seu sentido. A anáfora é um recurso linguístico bastante explorado por vários autores literários, principalmente entre os poetas e músicos.

  • Pronome pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam o sujeito ou complemento da oração. ...
  • Pronome possessivo. Os pronomes possessivos são aqueles que transmitem a ideia de posse. ...
  • Pronome demonstrativo. ...
  • Pronome indefinido. ...
  • Pronome relativo. ...
  • Pronome interrogativo.

A retomada anafórica pode ser entendida como a realização de um elemento pronominal (realizado ou não) que faz referência a um termo antecedente na sentença.

2020. Segundo o site Infopédia (Dicionários da Porto Editora), dêitico é o "elemento linguístico que não tem sentido por si só, pelo que a sua função é fazer referência, num enunciado, à situação, ao momento de enunciação ou aos interlocutores".

No tempo: Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Trata-se de um mecanismo coesivo que acontece por meio de marcadores verbais e conectivos os quais indicam essa progressão ao longo do texto. Dessa maneira, a coesão sequencial colabora com a estrutura textual uma vez que auxilia na articulação das palavras e frases dentro de um texto.

Isso – indica algo que está perto do receptor e também pode ser usado para não ter que repetir algo que já foi mencionado. Ex: por que você disse isso? Isto – indica algo que está perto do emissor e também é usado para mencionar algo que ainda será dito. Ex: Isto que vamos fazer é complicado!