O que é coerência e dê exemplos?

Perguntado por: ocarvalho6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Coerência textual é o fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Aliada à coesão, a coerência tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio da coerência, ocorre a concatenação das ideias do texto. Ou seja, a formação de uma cadeia de ideias.

Diferença entre Coesão e Coerência
Ambas têm em comum o fato de estarem relacionadas com as regras essenciais para uma boa produção textual. A coesão textual tem como foco a articulação interna, ou seja, as questões gramaticais. Já a coerência textual trata da articulação externa e mais profunda da mensagem.

Entre os principais recursos que correspondem a coesão de um texto estão as palavras de transição, que são formadas por preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais. Exemplo: “inicialmente”, “primeiramente”, “além disso”, “do mesmo modo”, “bem como”, “enfim”, “dessa forma”, “ou seja”, e etc.

Coerência é a organização das ideias em uma forma lógica, assim, um texto precisa estar escrito corretamente, mas com ideias interligadas e que fazem sentido.

Coerente é alguém ou algo que contém coerência e coesão, ou seja, age e é permeado com lógica e autenticidade. Ser coerente é ser racional, quando alguém consegue utilizar de uma sequência de informações lógicas para transmitir uma mensagem, evitando contradições ou dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo.

Como vimos, para que seja considerado coerente, ele deve manter uma relação lógica e harmônica entre os argumentos. Além disso, vale sempre lembrar que a coerência textual e a coesão são elementos complementares, pois uma trabalha com a significação e outro na estruturação das ideias.

1 união, ligação, junção, aglutinação, conglutinação, conexão, juntura. Qualidade do que é aderente: 2 adesividade, pega, viscosidade, visgo, pastosidade.

A coerência textual é um elemento imprescindível para um bom texto. Ela está relacionada com os sentidos da redação, ou seja, com os recursos que garantem à escrita maior inteligibilidade e organização argumentativa. Um texto incoerente fica privado de significação, além de não cumprir sua principal função: comunicar.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Para alcançar a coerência textual, alguns elementos devem ser priorizados, como os princípios da não contradição e da relevância.
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Para que isso aconteça, alguns critérios devem ser respeitados, são eles:

  1. Princípio da não contradição;
  2. Princípio da não tautologia;
  3. Princípio da relevância.

São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. Conhecê-los contribui para a escrita de uma boa redação. Conhecer os tipos de coerência pode ajudar na construção da coerência global de um texto, seja ele oral ou escrito.

Coerência textual está relacionada ao(s) sentido(s) de um texto verbal ou não verbal. Ela pode ser sintática, semântica, temática, pragmática, estilística ou genérica. A construção de sentido(s) do texto depende de elementos linguísticos e extralinguísticos. Coerência textual se refere ao(s) sentido(s) de um texto.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

O ponto principal da coesão textual são as regras da gramática, ou seja, articulação interna. A coerência textual, do contrário, aborda a articulação externa e mais profunda do texto: o seu conteúdo.

A mensagem de um texto é coerente quando ela faz sentido e é comunicada de forma harmoniosa, de forma que haja uma relação lógica entre as ideias apresentadas, onde umas complementem as outras.

A coerência é definida como a conexão entre ideias, que devem se apresentar com harmonia, sendo um aspecto fundamental para a construção de um texto.

Assim, a coerência tem como objetivo preservar o sentido do texto (o nexo) e garantir que a intenção do emissor da mensagem pode ser recebida e compreendida pelo destinatário. A coerência diz respeito à visão global do texto, diferentemente da coesão que preza pela estrutura interna dos elementos que compõem o texto.

A coerência atrai confiança
A confiança é conquistada com o tempo por meio de atitudes. Se você é coerente e suas ações e falas estão em harmonia, está demonstrando aos outros que é uma pessoa confiável. Isso vale tanto para o âmbito profissional quanto para o pessoal e social.