O que é código vermelho no hospital?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Vermelho: emergência, atendimento imediato. Significa risco de morte iminente.

"Código preto" é utilizado nos hospitais, mais precisamente nas salas de emergência, quando o fluxo de pacientes é muito alto e as acomodações estão muito lotadas. Isso significa que a equipe está toda muito ocupada para tratar de todos os pacientes, e alguns podem vir a morrer sem assistência.

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento.

O Código Roxo foi desenvolvido e implantado no HBU, e é referência no combate ao Covid-19 na região.

O código azul tem por objetivo padronizar o atendimento imediato da Parada Cardiorrespiratória (PCR) aos pacientes adultos e pediátricos acolhidos no Pronto Atendimento, Centro de Diagnóstico por Imagem, Quimioterapia, Endoscopia, Berçário, Laboratório, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico/Sala de Recuperação e, ou ...

O primeiro é composto por três salas: a vermelha (para pacientes mais graves), a amarela (para casos de menor gravidade) e a intermediária. Ao todo são 11 leitos modernos, ligados a equipamentos de última geração, totalmente monitorados e com respirador.

A Sala Vermelha é destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A Sala Vermelha tem capacidade para sete adultos, dois pacientes pediátricos, há ainda um leito de isolamento. O objetivo do espaço é oferecer mais conforto e estabilizar o atendimento exclusivo, e imediato, a pacientes em estágio crítico.

Laranja: muito urgente e precisa ser atendido o mais rápido possível.

Alguns exemplos de códigos que os hospitais usam são: Código azul significa parada cardíaca, código rosa significa bebê ou criança desaparecida (possível rapto de menor), código verde significa assalto no hospital ou unidade de saúde, o branco indica evacuação da área e o vermelho incêndio.

Código 4 (preto) – Vitima com sinais de óbito evidente. Os atendimentos liberados como CÓDIGO VERMELHO ( prioridade máxima no atendimento básico ) são atendimentos que devem ser realizados imediatamente com as viaturas disponíveis definidas em suas regiões de descentralização .

No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

O objetivo do Projeto Código Verde, é identificar a origem e as características das árvores que geram as mudas cultivadas no viveiro para atender à legislação nacional e, principalmente, apoiar e aperfeiçoar a gestão e execução das atividades do viveiro.

A cor vermelha indica atendimento imediato; os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos. Os usuários que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade (ou seja, pouco ou não urgentes).