O que é coda em Libras?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Os filhos ouvintes de pais surdos são conhecidos pelo acrônimo da sigla inglesa CODA – Children of Deaf Adults. Eles formam uma comunidade internacional dos filhos ouvintes de pais surdos, cuja primeira língua é a língua de sinais, no caso do Brasil, a Libras.

O acrônimo surgiu nos anos 1980 nos Estados Unidos. Antes, a sigla utilizada para se referir a filhos ouvintes de pais surdos era HCDPs (hearing children with deaf parents). Na época foi fundada uma organização internacional chamada CODA para promover a experiência dessas pessoas, e daí o termo pegou.

Um dos pontos interessantes deste estudo é o de perceber que os CODA têm duas línguas maternas – Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa (LGP), no caso dos CODA portugueses, e Língua Catalã e/ou Castelhano e Língua Gestual Catalã, no caso dos CODA catalães.

Nessa definição, a coda silábica é uma posição de um dos constituintes da sílaba, a rima, que compõe a sílaba em conjunto com o onset (SELKIRK, 1982). O onset, também denominado em português de ataque, precede a rima e pode associar-se a uma ou mais consoantes.

Coda. Geralmente, é o ponto de inicio de uma secção destacada da composição, para ser executada até ao fim. O compasso no qual o símbolo coda é incluído só deve ser atingido por um salto para coda (veja abaixo). Se atingido enquanto a composição é executada linearmente (sem um salto), este símbolo é ignorado.

Por outro lado, na adaptação ganhadora do Oscar temos atores e artistas surdos, como Troy Kotsur, Daniel Durant e a vencedora do Oscar Marlee Matlin. Desse modo as atuações tornam-se muito mais genuínas e realísticas.

O filme dirigido por Denis Villeneuve somou assim seis Óscares, dos dez para os quais foi nomeado. Os Óscares de melhores atores foram para Will Smith, pelo desempenho no filme Being The Ricardos, e Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye.

A história e o significado do título
CODA, o título original do filme, é um acrônimo em inglês para Child of Deaf Adults (filho de adultos surdos, em tradução livre). Mas “coda” é, também, o nome dado à seção com que se termina uma música -- uma metáfora bem apropriada para a trama.

Além de significar "Child Of Deaf Adults", "coda" também pode significar uma passagem final da música em uma composição. O símbolo da coda é claramente visível na página de símbolos musicais Professor Villalobos está ensinando Ruby durante uma cena de montagem.

A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

Quadros, R. M. de (1997): Educação de surdos: a aquisição da linguagem.

A pergunta “a Libras é universal?”, talvez seja uma das mais comuns sobre o tema. Mas a resposta é não! Estima-se que existem entre 138 e 300 diferentes Línguas de Sinais por todo o mundo! Além disso, ainda têm outras variações destas Línguas de Sinais.

Entende-se como educação bilíngue aquela que tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda. Oriundo do PL 4.909/2020, apresentado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), o texto foi aprovado em maio pelo Senado e em 13 de julho pela Câmara.

Ainda de acordo com o Ethnologue, o inglês é a língua mais falada do mundo, considerando falantes nativos e não nativos. Mas, se considerar apenas falantes nativos, o idioma mais falado no mundo é o mandarim. Veja a lista de idiomas com o maior número de falantes nativos: Mandarim (China)

A coda é a consoante que termina a rima enquanto que o ataque é a consonate que incia uma sílaba.

onset {substantivo}
ataque {m.}

A vogal é o núcleo da sílaba e as consoantes ocupam as partes periféricas. O núcleo ou pico da sílaba pode receber o acento primário ou (tônico) ou secundário (átono). Geralmente os núcleos das sílabas são preenchidos por segmentos vocálicos. Ditongos são interpretados como seqüência de vogais.

Gloucester

Coda se passa em Gloucester, Massachusetts, um local de pesca onde a família Rossi vive composta pelos pais do clã Frank e Jackie, interpretado por Troy Kotsur e Marlee Martlin, respectivamente, e seus filhos Leo e Ruby (Daniel Durant e Emilia Jones).

Neste caso, o Segno vem indicado como D.S. al Coda e o Da Capo vem indicado como D.C. al Coda. Sendo assim, você deve iniciar a repetição a partir do sinal do Segno, continuar a tocar até a primeira indicação da Coda, pular para a segunda Coda e seguir em diante.