O que é coccidiose em cães?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A coccidiose é uma das enfermidades parasitárias que mais acomete cães e gatos de todo o mundo. É uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Cystoisospora (também chamado de Isospora) que causa um quadro clínico de diarreia.

Coccídios pertencem ao infra-filo Apicomplexa e são protozoários intracelulares obrigatórios que parasitam animais domésticos e silvestres e também seres humanos, causando doença aparente ou assintomática.

podendo variar entre 7 e 22 dias. Os principais danos causados pela doença afetam o intestino dos animais, causando lesões e sangramentos.

Primeiro fazer manejo correto e uma boa desinfecção, podemos usar uma vacina de coccidiose ou ácido orgânico via água de bebida, temos também hoje os óleos essenciais, entre eles o de orégano que atua na parede intestinal das aves, como ele funciona para todas as bactérias gram-positivas e gram-negativas, alem de ter ...

O Evant é uma vacina veterinária utilizada para proteger as galinhas contra a coccidiose causada pelos parasitas coccídeos Eimeria acervulina, Eimeria maxima, Eimeria mitis, Eimeria praecox e Eimeria tenella.

Coccidiose Aviária

  • acervulina.
  • maxima.
  • tenella.
  • brunetti.
  • necatrix.
  • mitis.
  • praecox.

Coccidex da aarão é um premix vitamínico complementar com aditivo anticoccidiano, indicado para aves e pássaros na prevenção da coccidiose causada por Eimeria acervulina, E. brunetti, E. necatrix, E.

O Antibiótico Avitrin Sulfa é indicado para o tratamento e controle das infeções bacterianas do trato digestivo, atuando contra cólera aviária, salmonelose e coccidiose. Para o tratamento de infecções em aves como cólera aviaria (Pasteurella multocida), salmonelose (Salmonella spp.) e coccidiose (Eimeria spp.).

Baycox® 5% é um tratamento oral fácil de usar, em dose única, para o controle da coccidiose em leitões. O ingrediente ativo, o Toltrazuril, age sobre todos os estágios da coccídia no intestino, sem afetar a capacidade do animal de atingir imunidade natural ao longo da vida contra a coccídia.

A pulorose aviária não tem cura, mesmo que os animais sejam medicados eles sempre serão portadores do bacilo. Dessa forma, o tratamento é apenas sintomático e deve sempre ser orientado por um médico veterinário. Geralmente, para amenizar os sinais é indicado medicamentos à base de antibióticos.

MODO DE USAR:
Dose individual: 1 gota (0,05 ml) para cada 500 g de massa corporal, diretamente no bico das aves (utilizar a embalagem de 10 ml com aplicador). Dose para pequenos pássaros: diluir 1 gota do produto em 10 ml de água. Administrar 1 gota (0,05 ml) desta diluição para cada 50 g de massa corporal.

A vacina Newcastle La Sota poderá ser aplicada em qualquer período de vida das aves (pintos, frangos, frangas, poedeiras e galos). Para melhor orientação do avicultor e boa proteção do plantel, recomenda-se o seguinte esquema de vacinação: 1ª vacinação: ao redor de 15 dias de idade.

Diluir a vacina utilizando-se 50 mL de água mineral para um frasco de 100 (cem) doses da vacina. A administração deve ser realizada utilizando-se uma seringa descartável nova (sem agulha), respeitando a dose de 0,5 mL (1/2 mL) / ave.

A vacina oferece proteção a partir do 15º dia após a vacinação e a duração da imunidade varia conforme a idade das aves e o número de vacinações. Prevenção da Doença de Newcastle. Para prolongar e reforçar a imunidade, revacinar as aves periodicamente.

Ciclo biológico da coccidiose
O processo de esporulação do oocisto acontece fora do corpo do hospedeiro, ou seja, no meio externo, assim liberado junto com as fezes o oocisto que não está amadurecido. As formas de trofozoíto e merozoíto são as que invadem as células do epitélio intestinal do hospedeiro (PIRES, 2009).

Modo de usar: 1 cápsula em 50ml de água no bebedouro. Por 10 dias, trocando a água todos os dias.