O que é CMV no DRE?

Perguntado por: hmendes6 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 3 votos

São os gastos com a produção ou compra do item do preço final de venda e o CMV ajuda a descobrir quanto foi lucrado com a transação. Ou seja, o quanto recebeu pela venda após a dedução dos custos de produção/compra.

Por ser uma conta de resultado e não de patrimônio, o CMV é ativo e não passivo. É um número que não costuma aparecer no balanço patrimonial.

Missão da CVM
Desenvolver, regular e fiscalizar o Mercado de Valores Mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando ampla divulgação das informações sobre os emissores e seus valores mobiliários.

Lembrando que o CMV geral do negócio pode ser encontrado no DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), onde os custos de mercadorias vendidas são separados das outras despesas do negócio, mostrando exatamente qual o lucro bruto e o resultado líquido da empresa.

O cálculo CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado. Para calcular, você pode seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.

Qual o cmv ideal? O cmv ideal vai depender do tipo do seu negócio. De qualquer forma, o ideal um giro em torno de 30% a 40%. Abaixo disso já está bom, mas acima se torna um perigo para o negócio.

Um CMV alto é aquele que impede o seu negócio aferir um bom lucro. De modo geral, um CMV acima de 35%, quando somados às outras despesas variáveis que todo negócio têm, já pode indicar uma baixa lucratividade o que significa também, negócios em risco.

O que é o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)?
O valor da nota acresce o valor dos impostos, como PIS, Cofins e IPI, e descontado os créditos de impostos, por exemplo, o ICMS.

A base do cálculo é a seguinte: CMV é igual ao estoque inicial (EI) somado às compras (C) e menos o estoque final (EF). Assim é possível achar o valor final que se encontra em seu estoque dentro do período considerado, normalmente de um ano.

Utilize promoções e descontos: Ofereça promoções e descontos em itens que você precisa girar rapidamente, como frutas e verduras que estão perto de passarem do ponto. Além disso, considere oferecer descontos em novos itens no cardápio para incentivar os clientes a experimentarem.

Em geral, quanto maior o giro de estoque, melhor, pois significa que a empresa está lucrando mais. Mas o indicador depende muito do segmento de vendas.

CMV = EI + C – EF.
O cmv é igual à equação do estoque inicial (EI), mais compras (C) e menos estoque final. Agora, basta que você substitua por números e realize a operação para obter o resultado.

Custo total de Estoque = Custo do pedido + Custo total de ajuste + Custo de estocagem. O custo de estoque e custo de armazenagem estão incluídos nesta equação e os demais tipos também podem e devem ser colocados dentro desta conta.

Quais são os passos para elaborar uma DRE?

  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

Na DRE os valores de Estoque não aparecem. É um demonstrativo gerado com base nas contas de resultado e não contas do ATIVO/PASSIVO.

O CPV mensura somente os custos dos bens produzidos na empresa; O CMV corresponde ao custo que o negócio tem na compra de mercadorias para revenda; O CSV é utilizado para avaliar quanto custa para uma empresa vender cada um de seus serviços.

Lucro bruto: o que é? Em resumo, o lucro bruto, também conhecido como lucro operacional bruto, é o resultado da conta do que a empresa obtém de receita, menos os gastos variáveis.

A margem de lucro bruta é um valor percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total (a fórmula é: margem de lucro = lucro bruto / receitas totais).

Continuar lendo Onde fica o CMV na DRE?