O que é clorpromazina e para que serve?

Perguntado por: egaspar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

A clorpromazina é uma medicação psiquiátrica indicada geralmente para o controle de psicoses e tratamento de quadros psiquiátricos agudos, além de ser utilizada em casos clínicos para controle da ansiedade por conta de sua ação tranquilizante, sem causar sedação.

Em casos de uso do Cloridrato de Clorpromazina comprimido, deve ser ingerido via oral com líquido, o medicamento não deve ser partido ou mastigado. Vale lembrar que não se deve tomar o remédio sem a indicação médica.

Amplictil tem como princípio ativo o cloridrato de clorpromazina, que é um medicamento que age no sistema nervoso central controlando os mais variados tipos de excitação. É, portanto, de grande valor no tratamento das perturbações mentais e emocionais.

Por isso, podemos dizer que o efeito de um sedativo pode ser de 10 a 80 horas.

Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas.

A quetiapina mostrou ser tão eficaz quanto a clorpromazina no que diz respeito aos sintomas positivos e negativos, porém com menos efeitos colaterais, inclusive sintomas extrapiramidais.

AMPLICTIL® tem como princípio ativo o cloridrato de clorpromazina, que possui uma ação estabilizadora no sistema nervoso central e periférico e uma ação depressora seletiva sobre o SNC, permitindo assim, o controle dos mais variados tipos de excitação.

Medicamentos antipsicóticos atuam nos neurotransmissores
Além da esquizofrenia, esses remédios funcionam também como estabilizadores de humor no transtorno bipolar e agem em sintomas inespecíficos, como agressividade, instabilidade e irritabilidade, que ocorrem em outras doenças mentais.

Diazepam
O diazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

Quetiapina. A quetiapina é um antipsicótico atípico. É usada para tratar insônia, esquizofrenia, quadros de depressão, ansiedade e transtorno bipolar.

Quetiapina dá sono? O medicamento quetiapina pode dar sono em alguns pacientes. Isso acontece porque o fármaco atua no sistema nervoso central e na redução e prevenção dos episódios de mania. Isso ameniza irritabilidade, ansiedade, impulsividade e insônia, por exemplo.

A dose de Amplictil pode variar desde 25 a 1600 mg ao dia, dependendo da sua necessidade. Deve-se iniciar o tratamento com doses baixas, 25 a 100 mg, repetindo de 3 a 4 vezes ao dia, se necessário, até atingir uma dose útil para o controle dos sintomas no final de alguns dias (dose máxima de 2 g/dia).

Distúrbios psiquiátricos: estado confusional, delírio, ansiedade, humor alterado. Distúrbios respiratórios, torácicos e do mediastino: depressão respiratória, congestão nasal. Distúrbios renais e urinárias: risco de retenção urinária (incapacidade de urinar).

O efeito sedativo do remédio começa em poucas horas, e o efeito antipsicótico começa à partir de uma semana.

Na administração de uma sedação de nível moderado, o paciente aparenta estar inconsciente, mas reage a estímulos como o toque e a fala. Já a sedação profunda coloca o indivíduo em situação de mínima consciência, sendo que ele reage apenas a estímulos dolorosos.

Anestesia Geral ou Sedação - Náuseas e vômitos, dor de garganta, lesão dentária, reações alérgicas, consciência intraoperatória, acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas, aspiração de conteúdo gástrico, infarto, perda visual, hipóxia, parada cardiorrespiratória, óbito.

São chamados de sedativos os fármacos capazes de deprimir a atividade do sistema nervoso central, como os ataráxicos (tranquilizantes menores) e outros. São chamados de hipnóticos os sedativos que produzem sonolência e facilitam iniciar o sono.

O clonazepam é um medicamento benzodiazepínico usado no tratamento de ansiedade, transtornos do humor, entre outras condições. Ele também é muito conhecido por Rivotril, marca comercial do medicamento de referência. Pode ser encontrado em versões em comprimido e soluções em gotas. 2 Para que serve clonazepam?

Quando se deixa de tomar um medicamento controlado pode ocorrer o efeito de retirada com sintomas parecidos com abstinência", explica o psiquiatra. O ideal é, sempre, consultar o médico para a melhor orientação.

Para que serve o Alprazolam e para quem é indicado? O medicamento alprazolam serve para tratar pacientes com transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, trazendo sensação de tranquilidade e calma.