O que é cloaca da cobra?

Perguntado por: avasconcelos5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Cloaca é a cavidade onde se abrem o canal intestinal, o aparelho urinário e o aparelho genital das aves granívoras em maioria, dos répteis, dos anfíbios, dos peixes cartilagíneos e mamíferos monotremados. Resumidamente, é por onde saem as fezes, a urina, o esperma e os ovos.

[ Zoologia ] Parte dos intestinos de aves, anfíbios, répteis e alguns peixes que constituiu uma câmara comum para os sistema digestivo, excretor e reprodutor.

monotremados

Os monotremados, assim como os demais mamíferos, possuem pelos e produzem leite. No entanto, não possuem mamilos, apresentam cloaca e são ovíparos. Os monotremados são mamíferos primitivos pertencentes à ordem Monotremata e encontrados na região da Austrália, Tasmânia e Nova Guiné.

As cobras defecam pela cloaca, que fica localizado em sua cauda, de forma mais específica um pouco antes do fim do corpo. Vale salientar que as cobras não possuem ânus, por isso, para defecarem as cobras fazem uso da cloaca.

O coração da cobra fica na parte superior de seu corpo, ao lado do esôfago e antes do pulmão funcional. tem o sistema cardiovascular. misture com o sangue venoso (rico em gás carbônico).

A cloaca é uma abertura existente tanto nas galinhas quanto nos galos. Ela marca não só a parte final do intestino grosso, mas também dos sistemas urinário e reprodutor. Isso significa que, por meio da cloaca, as galinhas eliminam as fezes e a urina. Além disso, é por onde elas conseguem botar ovos.

Isso geralmente acontece porque a ave ficará extremamente apegada a com quem faz a alimentação, passa então a reconhecer essa pessoa como pai ou mãe, e tende a segurar as fezes por um longo tempo (durante a noite toda por exemplo) o que gera estiramento da musculatura da cloaca pelo acumulo de fezes.

A cloaca fica dividida em duas partes, uma ventral, o seio urogenital primitivo, e uma dorsal, o canal anorretal. A região de fusão do septo com a membrana cloacal forma o períneo. A membrana cloacal separa-se em duas partes, uma urogenital e uma anal, que posteriormente se rompe.

cloacalcloacal | adj. 2 g.

A cloaca é uma estrutura por onde o sistema urogenital e digestório alcançam o meio externo nos vertebrados. Estudos sobre a histomorfologia cloacal em anuros são raros, principalmente na região neotropical onde eles apresentam maior diversidade de modos reprodutivos.

As cloacas são estruturas caracterizadas por uma única abertura onde desemboca o trato gastrointestinal, aparelho genital e urinário. Este tipo de estrutura pode ser encontrada em aves, répteis, anfíbios, peixes e em mamíferos monotremados.

Na anatomia das aves o termo oviduto é usado para descrever a genitália tubular completa da fêmea. Ela é grande pesando cerca de 60 g na ave de postura comercial sexualmente madura (galinha) e se estende desde o ovário até a cloaca.

Cloaca: os tubarões apresentam cloaca, ou seja, possuem uma câmara na qual desembocam o sistema reprodutor, excretor e digestório.

Os répteis excretam ácido úrico, substância pastosa que contém pouca água, pela cloaca. A excreção de ácido úrico permite maior economia de água pelo animal.

Os corpos de cobras muitas vezes ficam se movendo por algum tempo após sua morte, diz Bruce Jayne, professor de biologia da Universidade do Cincinnati, nos Estados Unidos. É um reflexo similar ao de uma galinha decapitada que ainda consegue correr por um curto período de tempo, diz Jayne.

cecílias

Cobras-cegas, ou cecílias, são animais que apresentam corpo alongado e cilíndrico. Sua aparência lembra a de uma serpente ou de uma minhoca, entretanto, não se trata de um réptil, tampouco de um anelídeo. As cobras-cegas são exemplos de anfíbios, mais precisamente do grupo Gymnophiona ou Apoda.

Isso porque a alteração nos olhos das cobras acontece toda vez que os animais trocam de pele. "Todas as serpentes e todos os lagartos passam pelo processo de muda (ou troca) de pele, e é nesse momento que os olhos ganham tonalidade opaca e azulada.

Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.