O que é claudicação na ortopedia?

Perguntado por: osales . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Claudicação é um termo que se refere à dor de caminhar devido as fortes dores nas pernas. Essa condição ainda apresenta dois tipos de classificação: a neurogênica e a vascular.

As pessoas com leve a moderada claudicação são aconselhadas para caminhadas, parar de fumar e reduzir os riscos cardiovasculares. Outros tratamentos incluem terapia antiplaquetária e pentoxifilina ou cilostazol, angioplastia (colocação de um balão dentro da artéria para abrí-la) e cirurgia de ponte.

Diagnóstico por imagem
Para isso, ele pode utilizar a ultrassonografia veterinária. o equipamento de ultrassom possui recursos modernos de imagem que permitem enxergar com precisão alterações ósseas e nos tendões. Portanto, é essencial para um diagnóstico completo, rápido e preciso.

Tipos de Claudicação de equinos

  • Claudicação do membro de apoio. Em primeiro lugar, a claudicação do membro de apoio se manifesta quando o animal está suportando peso na pata ou quando o equino coloca a pata no chão. ...
  • Claudicação do membro em suspensão. ...
  • Claudicação mista. ...
  • Claudicação complementar.

Claudicação (do latim claudicare, mancar) é um termo médico usado geralmente para se referir ao comprometimento da capacidade de caminhar (marcha), seja por dor, desconforto, dormência ou cansaço nas pernas que piora progressivamente durante uma caminhada e é aliviado pelo repouso.

A claudicação intermitente é uma dor tipo cãibra, na perna, que se desenvolve ao caminhar e alivia com o repouso. É causada pela chegada de sangue insuficiente aos músculos das pernas devido a aterosclerose (depósitos de gordura que limitam o fluxo sanguíneo através das artérias).

O problema pode estar nas varizes! O tratamento correto pode evitar problemas mais graves como trombose e úlceras, na dúvida procure um especialista no aparecimento dos primeiros sintomas.

A claudicação neurogênica – também conhecida como pseudoclaudicação – é considerada o sintoma clássico da estenose espinhal lombar, uma condição na qual as passagens na coluna vertebral se estreitam por esporões ósseos ou outras estruturas anormais.

Os nomes comerciais que contêm esses princípios ativos incluem Daflon, Venaflon, Perivasc, Flaveno, Velunid e alguns outros. Esse medicamento é muito indicado para tratar insuficiência venosa crônica e outros problemas que atingem a saúde das veias.

Os anticoagulantes são muito prescritos para tratar problemas de circulação e existem diversos tipos disponíveis nas farmácias. Dentre os mais comuns estão a heparina, a fondaparinux e a varfarina.

A angioplastia de membros inferiores é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para desobstrução das artérias das pernas, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres e próteses endovasculares.

Precisa-se testar a flexão dos membros e articulações para perceber locais com inflamação e onde o animal reage e sente dor. Com ajuda do exame clínico meticuloso, localiza-se o local lesionado e aplica-se, precisamente, determinados fármacos.

A claudicação intermitente é uma sensação de incômodo, dor, câimbra, desconforto ou cansaço nas pernas que ocorre durante a caminhada e é aliviada pelo repouso. A claudicação geralmente ocorre nas panturrilhas, mas pode ocorrer nos pés, coxas, quadris, região glútea ou, raramente, braços.

Pode ser contínua (presente durante todo o tempo) ou intermitente (em crises, surgindo em horários intercalados). A intensidade da dor varia de fraca a intolerável, dependendo do estágio da doença e do grau de comprometimento dos nervos.