O que é classificar é porque classificar?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Definir ou estabelecer a classe de alguma coisa dentro de um conjunto; E por que classificar? Sempre lançamos mão de uma forma de classificar e ordenar objetos, mesmo que não tenhamos clara consciência doscritérios por meio dos quais o fazemos.

Através da classificação dos seres vivos, é possível conhecer e analisar a biodiversidade do planeta, esquematizar os graus de parentesco evolutivo entre indivíduos e até estabelecer modelos matemáticos que demonstrem o momento da evolução em que o ambiente e seus organismos foram submetidos aos processos adaptativos.

A expressão classificação científica, taxonomia ou classificação biológica, designa o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos tanto extintas como actuais.

A classificação das espécies possibilita compará-las, ressaltando semelhanças e diferenças. Além disso, a nomeação das espécies, segundo um código universal, faz com que seja imediato o reconhecimento da espécie em qualquer lugar do mundo.

Ordem: Primata; Família: Hominidae (nesse grupo estão também os gorilas e chimpanzés); Gênero: Homo; Espécie: Homo sapiens.

Categorizar: 1 relacionar, fichar, agrupar, catalogar, categorizar, dividir, identificar, rotular, especificar, distribuir, separar.

Esta é uma característica inerente ao ser humano: classificar as coisas porque isso as tornam mais fáceis de serem compreendidas. Em qualquer sistema de classificação são usados determinados critérios.

Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.

Somente no século XVIII, o botânico Carolus Linnaeus elaborou uma forma de classificação dos seres vivos, dividindo-os em três reinos: mineral, vegetal e animal, e cinco categorias, eles se diferenciariam quanto à: Classe, Ordem, Gênero, Espécie e Variedade.

  • Reino Animal.
  • Animais Vertebrados.
  • Animais Invertebrados.
  • Animais Onívoros.
  • Animais Ovíparos.
  • Animais Herbívoros.

A adoção de um código internacional de nomenclatura biológica permite que pesquisadores de qualquer lugar do mundo tenham a certeza que estão se referindo ao mesmo táxon, já que este não pode receber dois nomes distintos.

Para classificar os organismos dessa forma, Whittaker analisou critérios como a organização celular, ou seja, se os organismos eram procariontes ou eucariontes, e verificou o número de células (formados por uma ou mais células) e a forma de nutrição.

2.1 Classificação biológica
A biologia comparada tem três elementos: 1) a descrição dos organismos, suas similaridades e diferenças; 2) a história dos organismos no tempo e 3) a história da distribuição espacial dos organismos no tempo.

Família: constituída por um conjunto de gêneros; Gênero: constituído por um conjunto de espécies; Espécie: grupo de organismos capazes de reproduzir-se e originar descendentes férteis.

Classe é uma categoria utilizada na classificação científica dos seres vivos, o sistema taxonómico mais utilizado na moderna biologia.

1. 2. que obteve classificação ou nota suficiente em concurso, exame, etc.

substantivo masculino Primeira letra do alfabeto e primeira das vogais.

substantivo masculino Conjunto de pessoas ou de objetos reunidos num mesmo lugar, que formam um todo.