O que é clamídia feminina?

Perguntado por: ualmada . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Clamídia é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que na maioria das vezes causa infecção nosórgãos genitais, mas pode afetar também a garganta e os olhos. Pode afetar homens e mulheres com vida sexual ativa.

O diagnóstico da clamídia é baseado nas manifestações clínicas, quando presente, exames laboratoriais de urina e secreção uretral ou vaginal. Por se tratar de uma bactéria, a antibioticoterapia é preconizada. Além disso, é recomendado evitar relações sexuais durante o tratamento.

Infelizmente, a clamídia raramente desaparece por si só. Estima-se que em cerca de 20% dos casos, a clamídia se resolve sozinha sem tratamento. Isto significa que o sistema imunitário do organismo controlou a infecção bacteriana por si só.

“Causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, a clamídia não causa mau cheiro, nem coceira ou corrimento", explica o Dr.

A candidíase é provocada por um fungo, o Candida albicans. Já a clamídia, pela bactéria Chlamydia trachomatis. “A candidíase produz coceira, secreção esbranquiçada e pode deixar a vagina e a vulva inchadas e avermelhadas.

Usualmente o tratamento pode ser feito com Azitromicina ou Doxiciclina.

O tratamento dura em geral por 14 dias.

A principal complicação da infecção por clamídia nas mulheres é a progressão da bactéria em direção ao útero, trompas e ovários, pois pode provocar a doença inflamatória pélvica (DIP). Assim como sequelas subsequentes como gravidez ectópica e a infertilidade.

Essas infecções, quando não tratadas, podem causar infertilidade (dificuldade para ter filhos), dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros danos à saúde. A transmissão é sexual e o uso da camisinha masculina ou feminina é a melhor forma de prevenção.

São IST causadas por bactérias (Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, respectivamente). Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos.

Clamídia e gonorreia: muitos podem ser portadores assintomáticos dessas duas bactérias na saliva e na garganta. Portanto em teoria também podem ser transmitidas pelo beijo. Alguns indivíduos podem apresentar como sintoma uma inflamação na garganta e amígdalas.

A sorologia para Clamídia é confiável pois identifica a presença no sangue do anticorpo contra a doença. Para o organismo produzir anticorpos contra qualquer doença, precisa entrar em contato com o vírus/bactéria, para que inicie o processo imunológico contra ele.

Vaginose Bacteriana
Suas características clínicas incluem corrimento vaginal com odor fétido (semelhante a “peixe podre”), mais acentuado após a relação sexual e durante o período menstrual, corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso e algumas vezes bolhoso.

DST prováveis: Tricomoníase, gonorreia, clamídia. Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.

As amostras para este teste podem ser coletadas de duas formas: por meio do exame de urina de primeiro jato ou por meio de raspagem endocervical ou vaginal, realizada pelo ginecologista. O prazo médio para a liberação dos resultados é de 10 dias.