O que é clamar segundo a Bíblia?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Clamor é uma súplica, um pedido, no intuito de rogar alguma coisa a alguém, é implorar com instância em tom elevado de voz.

O clamor é um grito de socorro. Quando estamos em dificuldade podemos clamar a Deus e ele ouvirá e agirá. O clamor é um ato de confiança em Deus. Você admite que não consegue se salvar sozinho e depende totalmente de Deus.

Aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou pensamento. Inclui confisão, adoração, comunhão, gratidão, petição pessoal e intercessão pelos outros. Exemplo de uso da palavra Oração: Invocar o nome do Senhor (Gn 4.26), clamar ao Senhor (Sl3.

O que a Bíblia diz
Estavam aterrorizados e desesperançosos, mas Jeremias resolveu convocá-los a clamar a Deus. Era tempo de confessar seus pecados ao altíssimo e pedirem socorro. Justos eles oraram e derramaram seus corações perante a Deus, por sua ação misericordiosa.

2º O poder do clamor na persistência
A perseverança em meio ao clamor é habilidade de permanecer na prática, manter na constância, manter naquilo que acredita. Às vezes, as pessoas em sua volta e as circunstâncias querem te neutralizar e parar, mas não cesse em clamar.

É linguagem do coração, que muitas vezes nem sai por palavras, mas por lágrimas, a linguagem da alma. Clamar é suplicar, implorar, manifestar necessidade de algo, bradar, gritar, falar em voz alta. Podemos falar com Deus, sem que seja necessário clamar, mas é impossível clamar sem que haja oração.

Você precisa crer na resposta de Deus para o seu clamor. Clamar não quer dizer só que você precisa gritar para Deus ouvi-lo. Às vezes, esse clamor já faz parte de seu íntimo há muito tempo, é no silêncio que se manifesta, mas você está desesperado por uma resposta e deseja a intervenção de Deus.

Jeremias 33:3-11 ARC
Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes. Porque assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, sobre as casas desta cidade e sobre as casas dos reis de Judá, que foram derribadas com os trabucos e à espada.

6 Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. 7 O aanjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem, e os livra. 8 aProvai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. 9 Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

Isso significa que vamos orar, clamar, pedir, e suplicar a Deus a respeito de algo; e como prometido, Ele nos responderá de maneira objetiva, mas nós, por qualquer "motivo" que nos pareça aceitável, vamos considerar que aquela não é a resposta que queremos ouvir, ou não concordamos com ela; então passamos a fingir para ...

1 – chamar, seja para trazer à existência (Gên 1.5), seja para dar nomes (Gên 2.23), seja para convocar a presença (Gên 20.9); 2 – proclamar , anunciar(Êx 33.19; 34.5; Lev 23.2); 3 – convidar (Êx 34.15); 4 – clamar (Lev 13.45);

Em Jeremias 33 3, Deus nos mostra amor. Não existe uma única parte da nossa vida a respeito do qual Deus não se interesse profundamente, alias, ELE não só se interessa como deseja estar envolvido em tudo o que nós desejamos, precisamos ou fazemos. Deus tem segredos; e os segredos de DEUS são para os íntimos.

Salmos 64 Ouvir
Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto dos que praticam a iniqüidade. Que afiaram as suas línguas como espadas; e armaram por suas flechas palavras amargas, A fim de atirarem em lugar oculto ao que é íntegro; disparam sobre ele repentinamente, e não temem.

Em Jeremias 33, o Senhor Deus fala com o profeta enquanto ele ainda está preso no palácio. A direção do Senhor é que Jeremias clame em busca de respostas, porque ele será ouvido.

3 De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí. 3 Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Com amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí.

Habacuque 3:2 NVI
SENHOR, ouvi falar da tua fama; tremo diante dos teus atos, SENHOR. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.

Em Jeremias 43, os líderes de Judá que haviam consultado ao Senhor, decidem abertamente desobedecê-lo. Isso faz com que o Senhor tome uma atitude enérgica contra eles. Ele faz isto frustrando os planos que eles haviam traçado para o Egito. Deus está no controle de todas as coisas.

Jeremias 33:6 - Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade. Juntamente com o anúncio de castigo, por causa da desobediência renitente do Seu povo, o Senhor acrescenta a promessa de restauração para aqueles que experimentarem arrependimento.

A oração move o coração de Deus porque tudo que Deus faz é responder orações (Mateus 7.1-3).