O que é CK alto?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

Entenda o resultado: Uma CK aumentada, ou que se eleva a partir do primeiro exame, em geral indica que houve lesão do coração ou de outros músculos. Pode também indicar uso intenso de músculos.

CK-MB é uma das três formas separadas (isoenzimas) da enzima creatina quinase (CK). A CK-MB é encontrada principalmente no músculo cardíaco. Ele aumenta quando há danos às células do músculo cardíaco.

Segundo o comentarista, a dica para tentar reduzir o CPK é manter uma alimentação equilibrada e atividade física regular, além de evitar excessos na ingestão de álcool.

É preciso ter atenção ao tipo de CPK que está aumentado e o valor de referência indicado no exame, já que pode ser indicativo de diferentes situações. De forma geral, é considerado CPK alto quando é verificada concentração acima de 294 U/L, nos homens, ou 211 U/L, nas mulheres.

Quando elevada, essa enzima pode ser um marcador de infarto do miocárdio, miocardite, hipertermia e distrofia muscular. No entanto, após realizar exercício físico, os níveis dessa enzima também ficam elevados, permanecendo assim por até 7 dias.

A CPK-MB, tem uma sensibilidade diagnóstica de cerca de 50% em três horas. Sensibilidade diagnóstica é a capacidade que ela apresenta em identificar o infarto do miocárdio logo após os sintomas se iniciarem. Este índice sobre para 80% cerca de 6 horas após o início do infarto.

os métodos de ensaio para cK total e cK-mB devem ser rastreáveis ao método de referência da ifcc e as medições devem ser realizadas a 37 °c. o limite superior de referência dos resultados de cK total é 150 u/l para mulheres e 200 u/l para homens.

Nos casos mais graves, os pacientes podem apresentar mal-estar, febre, taquicardia, náusea e vômito, redução do volume da urina e alteração do nível de consciência. Nas análises de sangue, além dos níveis elevados de CPK, também são comuns o aumento do potássio e do fósforo e a redução do cálcio.

Troponina - existem exames de sangue que detectam danos ao coração. Eles são chamados de marcadores cardíacos. O mais comum em uso hoje é a troponina. A troponina pode ser usada para diferenciar um ataque cardíaco de angina estável e angina instável.

Os níveis sanguíneos de creatina quinase (CK) se elevam quando há lesão de músculos esqueléticos ou do músculo cardíaco. O médico pode pedir o exame para pessoas com dor torácica ou com outros sinais e sintomas de infarto do miocárdio.

Taxas altas de CPK podem sinalizar danos no coração, logo, a diminuição do colesterol ajudará na prevenção de maiores prejuízos. Consuma os seguintes alimentos para reduzir o colesterol: aveia, feijão, morango, uva, maçã, soja, peixes gordurosos, castanhas, beringela e quiabo.

neurologista

Olá, o ideal seria você procurar um médico neurologista especialista em Doenças Neuromusculares. A elevação da CPK pode se relacionar a contextos das mais diversas doenças musculares (miopatias), assim como também pode ocorrer em doencas neurogenicas em que o problemas primário não está no músculo em si.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares.

A FDA dos Estados Unidos especifica um nível de CPK superior a 50 vezes o limite superior do normal – ou 10.000 UI / L – acompanhado por lesões nos órgãos, geralmente comprometimento renal.

CPK alta é um problema em um sedentário, ai tem algo errado. Ou se vc tiver uma CPK alta no coração, ai vc pode infartar. Também não é indicador de overtraining como alguns pensam. Resumindo: Não se preocupe com isso se vc estiver praticando musculação ou atividades físicas pesadas e não for no seu coração.