O que é ciúme saudável?

Perguntado por: ununes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

O ciúme saudável se confunde com uma certa dose de preocupação e talvez com um excesso de zelo, de carinho. É um sentimento que faz com que, em uma relação monogâmica, por exemplo, o outro se sinta valorizado e importante no relacionamento.

O ciúme é considerado prejudicial em qualquer fase que invada os pensamentos das pessoas sem avisar, desencadeie sentimentos de sofrimento, leve ao prejuízo de terceiros ou atrapalhe de qualquer maneira a funcionalidade da vida das pessoas.

Entretanto, as especialistas dizem que, sim, existem pessoas "zero ciúme" que não manifestam essas preocupações por simplesmente serem egocêntricas. "Esses não estão preocupados em valorizar porque se veem como indispensáveis à vida outro.

Pode ser uma prova de amor, mas também sinal de baixa autoestima, insegurança. O ciúme pode ser algo apenas transitório, que se dilui à medida que os parceiros sentem-se mutuamente seguros. Algumas pessoas o encaram como prova de amor, zelo ou valorização do parceiro.

Ciúmes patológico: os principais 5 sintomas

  1. 1.1 Medo de perda.
  2. 1.2 Insegurança e baixa autoestima.
  3. 1.3 Possessividade e controle.
  4. 1.4 Comparação social.
  5. 1.5 Evolução e proteção do vínculo.

O ciúme está intimamente relacionado à inveja, no momento em que ele é capaz de produzir desgosto ou tormento a um indivíduo, principalmente pelo fato dele não possuir algo que pertence a outra pessoa.

O homem fica com ciúme por causa da insegurança
Um homem ciumento geralmente quer que sua mulher esteja disponível apenas para ele. Ele não quer compartilhar a parceira com ninguém, incluindo familiares e amigos. Tal homem acredita que a associação de sua mulher com outros vai levá-la a se voltar contra ele.

O ciúme doentio gera necessidade de posse e controle do seu parceiro e, principalmente, o controle do comportamento e dos sentimentos daquela pessoa. Sendo assim, acaba causando sofrimento tanto para a pessoa que está sentindo quanto à pessoa que virou a vítima deste sentimento.

Possessividade: sinal de alerta para o ciúmes doentio
Pior do que o próprio ciúme é a falta de controle sobre ele. Os extremos da possessividade e da tentativa de controlar o outro são alertas para um tipo de ciúme patológico, que pode beirar o descontrole e ter consequências graves.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

Esta conduta controladora gera brigas e discussões frequentes, desgastando a relação. Além disso, o ciúme exagerado é danoso para o indivíduo que o sente. Esse sentimento estimula a ansiedade, a desconfiança e a raiva.

Sim, é verdade. Não sentir ciúmes mostra indiferença. Quem ama sente ciúmes. O ciúmes está sempre presente em uma relação de amor ou de paixão.

Atenção aos sintomas de quando o ciúme se torna doentio:
– Controle excessivo do cotidiano do outro; – Pensamentos de traição e sentimento de abandono frequentes; – Perda do controle com facilidade e não conseguir distinguir o que é verdade e o que é fantasia; – Ansiedade, insônia, tristeza e depressão.

Assim como a autoestima, é preciso ter autoconfiança para conseguir controlar o ciúme. Acreditar em si mesmo, ter consciência das suas qualidades e, principalmente, não se comparar com os outros são atitudes importantíssimas para evitar que o ciúme tome conta da relação.

Freud (12) explica que o ciúme delirante é como restos de uma homossexualidade que cumpriu o seu curso e que se posiciona entre as formas clássicas da paranoia. delirante) pode, no homem, ser descrito pela fórmula: Eu não o amo; é ela que o ama!”.

Na maioria dos casos, ter ciúmes em alguma relação é completamente normal. Porém, quando esse grau de ciúmes é desproporcional, constante e até mesmo sem fundamento, podemos vivenciar o ciúmes obsessivo, que está mais relacionado a necessidade de controle e desconfiança, do que de amor.

separando o que que é ciúme normal que que é ciúme patológico a gente vai detalhar um pouco mais. a gente parte para e segurança. por exemplo uma pessoa insegura ela não consegue entender porque que alguém ama ela e ela tem tão pouca autoestima que ela acha que se alguém ama essa pessoa tem algum problema.

Esse sentimento pode se caracterizar por uma dor no peito, um aperto no coração, uma sensação de frio na alma. Pode corroer o corpo, o espírito e manifestar-se em diferentes graus. É tão frequente que constitui uma das principais fontes de inspiração de compositores e escritores.

Ciúme obsessivo:
Corresponde à pessoa que tem pensamentos indesejáveis, involuntários, repetitivos e até absurdos sobre a infidelidade.

Basicamente, o ciúme pode estar presente em um homem quando: Ele se sente ameaçado diante da possibilidade fantasiosa de perder a parceira; O medo da perda tem suas origens na insegurança de si ou do relacionamento.

É comum a amante se considerar a principal, a primeira e a verdadeira companheira do homem. Por que os homens traem? Carência, insatisfação sexual e emocional, busca por aventura e pressão de amigos estão entre os principais motivos, segundo as especialistas.