O que é Cisto Unilocular Anecoico?

Perguntado por: zaragao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Com aparência de bolha, o cisto unilocular é um conteúdo líquido envolto em uma membrana que costuma se formar na região do ovário. Ele recebe esse nome pois, diferente de outros tipos de cistos, possui um único lóculo. Ou seja, não é dividido ao meio ou em várias porções menores.

O tratamento pode ser cirúrgico (retirada do cisto) ou apenas acompanhamento. O tratamento varia de acordo com a idade da paciente, o tipo e o tamanho do cisto, se houve crescimento ao longo dos meses ou se estiver associado a algum desconforto.

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

Tratamento para cisto unilocular
Nos casos de cisto unilocular do ovário, não existe tratamento. Pois, basta simplesmente observar e esperar o próximo ciclo menstrual. Quando há hemorragia, o próprio organismo libera o sangue que se acumulou e desparece no ciclo seguinte.

Cisto unilocular simples > 10 cm. Cisto unilocular de qualquer tamanho, com irregularidade de parede < 03 mm de altura. Lesões benignas clássicas > 10 cm Cistos dermóides, endometriomas ou hemorrágicos.

a·ne·cói·co |ói|
1. Que não produz eco. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: anecoico.

Significado de Anecoico
Que não se consegue visualizar pela ultrassonografia, por não originar ecos: conteúdo, cisto anecoico. Que não deixa passar o som; com pouquíssima capacidade de propagação do som. Etimologia (origem da palavra anecoico).

Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção. A torção ou ruptura do cisto provoca uma dor muito intensa e repentina na barriga que pode levar a uma cirurgia de urgência!

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Nos casos em que o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer de ele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção. Nessas situações, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na região pélvica ou abdominal. Essa dor pode ser tão intensa que causa náuseas e vômitos.

Os cistos nos ovários são lesões benignas bastante comuns durante o ciclo menstrual. É normal que eles desapareçam em poucos dias após sua formação, sem causar nenhum desconforto. No entanto, alguns cistos podem ser mais duradouros, quando não estão relacionados ao ciclo menstrual.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.

A menstruação geralmente não altera com o cisto de ovário, mesmo que seja de endometriose. Por outro lado, quando o cisto aparece por persistência de um folículo (cisto fisiológico, natural) que não ovulou, pode relacionar-se com o mecanismo normal do ciclo menstrual, acarretando irregularidade menstrual.

Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.

Paclitaxel Blau 6mg/mL, caixa com 1 frasco-ampola com 50mL de solução de uso intravenoso.

Na grande maioria dos casos, os cistos ovarianos são causados por alterações hormonais, que podem ou não estar relacionadas ao uso de medicamentos hormonais. A endometriose e as hemorragias também podem causar seu surgimento.

- Unilocular: um único compartimento, sem área sólida. - Multilocular: dois ou mais lóculos, sem área sólida.

São considerados cistos gigantes aqueles que possuem tamanho superior a 15cm e que são passíveis de complicações como rotura e torção.