O que é Cisto de Utrículo prostático?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 18 votos

Cisto de utrículo prostático é uma estrutura remanescente do ducto mülleriano, resultado da regressão incompleta destas estruturas durante o desenvolvimento embrionário.

O colículo seminal (Latim: colliculus seminalis), ou verumontanum, da uretra prostática é um marco próximo à entrada dos ductos ejaculatórios (em ambos os lados, o ducto deferente correspondente e a alimentação da vesícula seminal no ducto ejaculatório correspondente).

O utrículo detecta aceleração linear e a inclinação da cabeça no plano horizontal.

A mácula do utrículo é quase perpendicular à mácula do sáculo. Assim sendo, a força da gravidade irá mover a membrana otolítica, ativando os cílios e por sua vez enviando informações sensitivas quanto à posição da cabeça relativamente à força da gravidade.

Entre os principais sintomas, é possível citar:

  • Dor ao urinar;
  • Fluxo urinário fraco;
  • Retenção de urina;
  • Necessidade frequente de urinar;
  • Necessidade de fazer mais força para urinar;
  • Micção excessiva no período da noite.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

A uretra prostática é a parte da uretra que passa dentro da próstata. Ela possui 3-4 cm de comprimento e se estende desde a base da bexiga, onde acaba a porção pré-prostática, até a porção membranosa da uretra. Em sua porção média, a uretra prostática está circundada pelo esfíncter uretral interno.

O tecido conjuntivo da próstata é composto de tecido fibroso e músculo liso. O tecido fibroso separa a glândula em lóbulos. Ele também fica entre as glândulas e é composto por feixes de músculos lisos orientados aleatoriamente que são contínuos com a bexiga.

Os canais deferentes são dois tubos, do tamanho de um fio de espaguete aproximadamente, que ligam os epidídimos às vesículas seminais. Também chamados de ductos deferentes, a sua função é transportar os espermatozoides depois de seu amadurecimento para que eles se juntem aos líquidos seminais formando o sêmen.

O utrículo é maior e ocupa a parte superior do vestíbulo, o sáculo é inferior e menor. Uma pequena área de revestimento do utrículo e do sáculo se diferencia em órgão sensorial, a mácula. A mácula do utrículo é chamada lápilus, e a do sáculo, rágata.

Desse modo, a mácula do sáculo está orientada verticalmente, identificando a aceleração linear vertical da cabeça, enquanto a mácula do utrículo está orientada horizontalmente, detectando a aceleração linear horizontal da cabeça (GUYTON, 2017; SILVERTHORN, 2017).

Esses lobos podem ser subdivididos, cada um, para fins descritivos, em quatro lóbulos indistintos anatomicamente, definidos por sua relação com a uretra e os ductos ejaculatórios, e – embora menos visível – pelo arranjo dos ductos e tecido conjuntivo.

O utrículo e o sáculo se localizam sobre a cóclea, e são bolsas repletas de substância gelatinosa, cujas paredes são constituídas por células sensoriais sobre as quais encontramos os otólitos, pequenos grãos de carbonato de cálcio.

Conforme mencionado anteriormente, os órgãos responsáveis pelo equilíbrio, que incluem o sáculo, utrículo e ductos semicirculares, estão localizados na orelha interna e são denominados aparelho vestibular.

Sistema vestibular: Órgãos do equilíbrio localizados na orelha interna avisam o cérebro sobre movimentos e sobre a posição da sua cabeça. Existe 3 “anéis” (canais semi-circulares) em cada orelha, e estes canais sentem quando você movimenta sua cabeça e lhe ajudam a enxergar claramente durante estes movimentos.

O câncer de próstata em estágio inicial, geralmente, não provoca sintomas; em estágio avançado, pode causar alguns, como: Micção freqüente. Fluxo urinário fraco ou interrompido. Vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria).

Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.

Entre os principais, estão:

  • carnes com muita gordura;
  • manteiga;
  • laticínios;
  • alimentos ultraprocessados;
  • amêndoas;
  • nozes;
  • castanhas e.
  • ostras cruas.

Acima de 10 ng/ml, as chances de ter câncer vão subindo à medida que aumentam os níveis de PSA. No entanto, há homens com PSA abaixo de 4 ng/ml que têm câncer de próstata.

PSA maior que 20 – Muito alto risco de câncer e elevada chance de doença com metástases.

O ultrassom da próstata mostra possíveis alterações no tamanho da glândula e identifica alterações em sua estrutura. O exame pode ser feito de duas formas: ultrassom transretal e por via abdominal.