O que é cistite emocional?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Cistite tem causa emocional? Não há evidências que apontem para causas emocionais. Contudo existe um tipo da doença, chamada síndrome da bexiga dolorosa ou cistite intersticial crônica, que é mais difícil de ser diagnosticada porque a inflamação da bexiga não é causada por bactérias.

Infecção urinária recorrente pode ser causada por estresse; entenda relação - 28/04/2022 - UOL VivaBem.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Chá de uva-ursina
Inflamações no rins, bexiga e uretra encontram tratamento eficaz com esse chá caseiro bom para cistite. Isso porque ele tem ação antimicrobiana, diurética e anti-inflamatória. Coloque 50 a 60 gramas de folhas de uva-ursina para ferver em 1 litro de água por 15 minutos.

Para a Leitura Corporal, a cistite e a incontinência urinária são as manifestações que mais assinalam a vivência da mágoa e do ressentimento. Na cistite, a mágoa do Indivíduo é com a própria atuação. A incontinência urinária, por sua vez, indica que o ressentimento vivido tem sua origem na conduta do outro.

Dores de cabeça, tensão nos ombros e sensação de queimação na boca do estômago são sensações que podem estar relacionadas ao emocional.

Um dos sintomas físicos mais frequentes num momento de ansiedade é a bexiga hiperativa . Esta repentina urgência para urinar, sem conseguir esperar, que por vezes termina numa perda de urina involuntária, pode ser fruto de um transtorno de ansiedade que é necessário tratar.

O sintoma clássico da cistite é dor ou ardor para urinar e a necessidade frequente de urinar eliminando apenas pequena quantidade em cada micção. Em alguns casos, o paciente pode urinar sangue ou apresentar dor na pélvis (parte baixa da barriga). A cistite, porém, pode ser absolutamente assintomática.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

3 formas de evitar ardência ao urinar

  • Beba muito líquido: O consumo de água, chás e sucos (sem adoçar) colaboram para a limpeza do seu organismo, uma vez que ajudam a eliminar bactérias. ...
  • Não segure a urina: ...
  • Consuma alimentos ricos em vitamina C:

Sim, Pyridium pode ser receitado para aliviar os sintomas da cistite. O medicamento é composto por fenazopiridina, substância que é excretada na urina e exerce um efeito analgésico tópico sobre a mucosa do trato urinário.

Para o diagnóstico da cistite, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

A cistite é provocada pela bactéria de tipo Escherichia Coli, que normalmente reside no intestino, mas é maléfica para a saúde quando atinge a bexiga – assim provocando a infecção urinária. Assim, suco de cranberry atua dificultando que essas bactérias se aloquem nas paredes da bexiga.

Não é indicado consumir frutas ácidas quando se está com infecção urinária. Apesar de frutas como o abacaxi, a laranja e o limão serem ótimas para a nossa saúde e agirem como antioxidantes e anti-inflamatórios, nesse caso, elas podem acabar irritando a bexiga e piorando o quadro.