O que é cirurgia de palato?

Perguntado por: asales . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

A Palatoplastia é uma cirurgia indicada quando existe alguma deficiência no palato, parte do corpo humano que forma o céu da boca. Os problemas nessa região podem gerar no paciente alguns sintomas como ronco, engasgos, pigarros e, em alguns casos mais específicos, apneia do sono.

De acordo o Cedars-Sinai, o palato consiste na placa óssea na parte superior da boca, chamada palato duro, e o tecido carnoso atrás dele, chamado palato mole. O palato serve de barreira entre a boca e a cavidade nasal. Também nos ajuda a falar e a engolir.

De acordo com o protocolo do HRAC-USP, após a palatoplastia, a alimentação da criança deverá ser líquida e fria, ofertada por um período de 30 dias, sendo mamadeiras e bicos proibidos nesse período.

Trata-se de um espessamento da mucosa oral de cor esbranquiçada, freqüentemente com pregas verticais e superfície rugosa, lembrando aspecto de pilosidade. Essas lesões são mais freqüentes na borda lateral da língua, porém a superfície dorsal da língua, mucosa jugal, assoalho da boca e o palato podem ser envolvidos.

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares.

Conseguir a cirurgia através do Sistema Único de Saúde é muito difícil, segundo os profissionais, e a operação particular custa, no mínimo, R$ 2 mil.

A prótese de palato é um tipo de prótese bucomaxilofacial intrabucal removível, que possui três partes: uma anterior localizada no palato duro (fixada aos dentes), uma intermediária localizada no palato mole (elemento de conexão entre a parte anterior e a posterior - o bulbo faríngeo) e uma posterior, denominada de ...

A cirurgia ortognática é um procedimento cujo custo pode chegar a R$ 25 mil. No HMJMA, a operação é totalmente gratuita. Para que o procedimento seja realizado, o paciente precisa fazer um tratamento ortodôntico, no qual o posicionamento dos dentes é corrigido.

O palato é um limite que separa a cavidade oral da cavidade nasal e é dividido em duas partes. A primeira é o que chamamos de “palato duro” ou “palato ósseo”. Essa região é formada pelos processos palatinos das maxilas e dos ossos palatinos. Está localizado próximo aos dentes, na parte da frente da boca.

O palato é dividido em palato duro e palato mole.

A cirurgia de uvulopalatofaringoplastia é feita por via oral, portanto, não há a necessidade de fazer incisões no pescoço ou na face. A uvulopalatofaringoplastia é realizada com o paciente sob anestesia geral e tem por objetivo retirar as amígdalas e o excesso de tecido do palato mole e da faringe.

Este tipo de queimadura é chamado de queimadura térmica de palato e é causado pela ingestão de alimentos ou bebidas quentes, como sopas, café ou chá. Uma queimadura de palato geralmente cicatriza-se espontaneamente no período três a sete dias.

O tempo médio para a recuperação completa do paciente após a cirurgia oral pode variar entre aproximadamente 7 e 15 dias, dependendo do tipo de intervenção. Durante esse período, os cuidados necessários visam, acima de tudo, evitar possíveis complicações, bem como aliviar os sintomas associados.

Introdução: A palatoplastia é o procedimento cirúrgico que visa à reconstrução do palato duro e/ou mole. Atualmente dispomos de diferentes técnicas que buscam o maior alongamento do palato mole junto à parede nasofaríngea para contribuir no funcionamento adequado do esfíncter velofaríngeo (EVF).

QUADRO CLÍNICO DO CÂNCER DA CAVIDADE ORAL
A dor e até mesmo a dificuldade em abri a boca, geralmente está presente nas lesões de palato e trigono retromolar. Emagracimento e até graus avançados de desnutrição, geralmente estão presentes devido a dificuldade em mastigar e deglutir que se torna progressivo.

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

É o neoplasma de glândula salivar epitelial maligno de alta prevalência dentre os adultos18. A média de idade dos pacientes com esse tipo de câncer é de 45 anos, e os locais mais frequentes de acometimento do tumor envolvem o palato, a mucosa jugal e a região alveolar2,3,11,26.

A deglutição é iniciada voluntariamente na cavidade oral, através da qual, o bolo alimentar é empurrado para a faringe através da atividade sincronizada da língua e do palato mole, onde ocorre a fase involuntária,ou seja, automática da deglutição.