O que é circunferência abdominal e para que serve?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

A circunferência abdominal diz respeito ao acúmulo de gordura presente na área do abdômen. O tipo de gordura que se localiza nessa região do corpo é considerada a pior de todas, por ser um fator de risco para diversas doenças e também a mais difícil de perder.

Para medir a sua circunferência abdominal de forma correta, a fita métrica deve ser passada no entorno do abdômen, numa posição que fica, geralmente, logo acima do umbigo mas isso deve ser feito por um profissional que padroniza as medidas e pode compará-las.

A circunferência abdominal (CA) é uma medida de obesidade abdominal que está associada a alta mortalidade, independente do índice de massa corporal (IMC).

102cm

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que a cintura não ultrapasse 102cm nos homens e 88cm nas mulheres.

“Alimentação inadequada, com uma quantidade exagerada de gorduras e carboidratos, falta de atividade física regular, elevados níveis de estresse, sono desregulado e consumo excessivo de bebidas alcóolicas são alguns dos itens que, somados, podem causar a gordura visceral”, conta o nutricionista.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.

Localize a crista ilíaca, que é a parte mais alta do osso ilíaco, e marque o ponto com a caneta. Localize o ponto médio entre a marcação da décima costela e a crista ilíaca. Passe a fita ao redor do corpo da pessoa na altura do ponto médio, ajuste-a e verifique se a fita está paralela ao solo.

Barriga inchada e dura é sintoma de intolerância alimentar, gases ou consumo de álcool. Nos homens, costuma ser mais predominante, mas quando não passageira, tem a ver com retenção de gordura visceral, relacionada a estresse (cortisol), colesterol alto, hipertensão e síndrome metabólica.

O acúmulo excessivo de gordura na região abdominal já é um conhecido indicador de risco para doenças cardiovasculares. A medida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não deve ultrapassar 94 centímetros (cm) nos homens e 90 cm nas mulheres.

É o acúmulo de gordura na região abdominal, ou seja, a região da barriga. Há basicamente dois tipos dessa gordura: visceral e subcutânea. A visceral é quando há gordura nas vísceras do abdômen.

Alguns dos perigos que o excesso de gordura abdominal pode trazer são: diabetes tipo 2, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão, demência e doença arterial coronária.

Redação do exame do abdome normal
ABDOME: plano, sem lesões de pele, cicatrizes, circulação colateral, retrações ou abaulamentos. Peristalse não identificável à inspeção. Ruídos hidroaéreos presentes nos quatros quadrantes (+/IV). Ausência de timpanismo difuso e macicez em flancos.

Mulheres devem manter a circunferência até 80 cm, e saber que acima de 88 o sinal vermelho é ainda mais forte. Você pode medir isso usando uma fita métrica em torno da cintura, na altura do umbigo. E há ligações diretas com alguns tipos de câncer, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer.

Um quilo perdido equivale a um centímetro a menos na cintura, diz especialista - O Pantaneiro.

Mulheres não devem ter a circunferência abdominal acima de 88cm; e homens (o grupo de maior risco), 102cm.