O que é cinta de carga?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

A cinta ou fita para amarrar carga garante que equipamentos, materiais e objetos pesados sejam deslocados ou erguidos em segurança. Na decoração, a cinta pode ser utilizada em um jardim vertical criativo e inusitado. As cintas também podem ser classificadas conforme o tipo.

A catraca de amarração junto com a cinta de amarração são responsáveis por manter a carga intacta, evitando que ocorra qualquer tipo de dano em consequência da soltura da mercadoria, como por exemplo, pequenos riscos, amassos, vazamentos, entre outros imprevistos.

As cinta para içamento de carga são componentes indispensáveis aos conjuntos utilizados para içar cargas de guinchos e caminhões tipo cegonha e, geralmente, são anexadas a ganchos, alças e catracas, que proporcionam maior segurança e estabilidade ao suportar o peso da carga.

Como usar a cinta ergonômica?

  1. vista as alças de forma que o fechamento da cinta fique para a frente (no abdômen);
  2. posicione a cinta na região lombar e feche o velcro;
  3. ajuste as alças para que o encaixe seja firme e bem posicionado.

A cinta contribui para a melhora da postura, já que mantém a coluna reta, evitando o mau alinhamento das costas e consequentes dores. Além disso, confere ao corpo uma postura mais imponente e profissional.

Para destravar a cinta de amarração, você deve abrir a trava da catraca, virá-la em 180° e puxar o acúmulo de cinta do eixo da catraca. Caso você não consiga puxar a cinta, será preciso afrouxar o eixo da catraca com uma ferramenta específica.

Cinta de amarração: viga de pequena seção executada no final da alvenaria (respaldo) com a finalidade de promover a solidarização (ou "amarração") entre as alvenarias da construção. Tem também a função de melhor distribuir o peso da laje e da cobertura sobre a alvenaria.

A nomenclatura técnica correta dada para estruturas de ligamento que não estão em contato com o solo é viga. Enquanto estruturas de ligamento que estão em contato direto com o solo são chamadas tecnicamente de cintas.

A cinta costuma ser muito indicada por médicos no pós-cirúrgico de pacientes, garantindo uma recuperação menos incômoda e com a área que passou pela intervenção mais protegida. Além do mais, nesses casos, ela ajuda a alcançar os resultados da operação, dando mais firmeza à pele do local que passou por intervenção.

Cintas com CMT a partir de 10t são identificadas todas na cor laranja. Adicionalmente temos também outro tipo de identificação: os frisos da fita, onde cada friso representa 1t. Ou seja: uma cinta com 2 frisos deve ser verde (2.000 kg), uma com 3 frisos deve ser amarela (3.000 kg) etc.

Para esticar a cinta, ela deve ser passada inicialmente pela cavidade no interior da catraca e depois pela outra cavidade situada na parte superior. A catraca deve ser tensionada em torno do tambor até que a carga fique bem firme. Tenha cuidado para não deixar a cinta enrolar em si mesma.

A cinta de reboque, como o próprio nome sugere, pode ser utilizada para rebocar veículos presos durante o transporte de cargas. É um tipo de equipamento que pode ser encontrado em diferentes comprimentos e larguras.

Os fatores principais que envolvem riscos durante o transporte de carga são:

  • Imperícia (falta de habilidade ou destreza);
  • Imprudência (ação temerária ou inconveniente);
  • Negligência (descuido, displicência).

Para um Plano de Rigging deve ser elaborado com total segurança, são necessários dados importantes como o peso correto da carga, a resistência do terreno onde será patolado o guindaste e as características de resistência da peça a ser transportada, verificando se a mesma apresenta resistência suficiente para ser ...

O que é cinta ergonômica e por que ela é importante? A cinta ergonômica é um equipamento utilizado na região lombar e a sua principal função é dar sustentação e impedir que a região realize movimentos não ergonômicos, possibilitando alguma lesão.

Em cintas brancas, a carga suportada é de até 5 vezes a capacidade da cinta, ou seja, se ela é indicada para a elevação de 1.000 kg é porque se rompe com 5.000 kg. Esse fator de segurança é fundamental para evitar riscos e deve ser respeitado.