O que é cínico Wikipédia?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Assim, um cínico não possui bens e rejeita todos os valores convencionais de dinheiro, fama, poder e reputação. Viver de acordo com a natureza requer apenas as necessidades básicas para a existência e qualquer um pode tornar-se livre ao libertar-se de todas as necessidades resultantes das convenções sociais.

O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos.

Sob a ótica da psicanálise, o cinismo não é uma posição ideológica, nem filosófica, mas uma forma de se relacionar com o gozo. O cínico é aquele sujeito cujo gozo não passa pelo corpo do Outro, mas se concentra no seu próprio corpo.

Ao longo dos anos, várias pesquisas projetaram um futuro um tanto pessimista em termos de saúde aos cínicos, pois associaram essa visão negativa da natureza humana com um maior risco de mortalidade, menor bem-estar psicológico, diminuição da autoestima e até menor poder aquisitivo.

O cinismo seria uma situação na qual a ironia atingiu tal ponto no qual o objeto realmente se perdeu. Isso porque, na ironia, não é possível dizer que haja algum tipo de insinceridade. Ao contrário, se há uma clivagem entre enunciado e enunciação, a ironia faz exatamente explicitar essa clivagem, e não mascará-la.

Os cínicos eram, então, pessoas que desprezavam os ordenamentos sociais e viviam em circunstâncias consideradas degradantes para um grego, assemelhando-se a animais. Apesar de críticas ao estilo de vida desses filósofos, seu comportamento tinha motivação filosófica.

Um cínico de verdade desconfia de tudo novo que vê ou ouve; é intolerante às novas ideias e é pessimista em relação a tudo. Não é um cético. Isso seria uma característica positiva. Ele é a “vítima” dos outros (família, governo, chefe etc) cuja auto-piedade tende a levar todos à sua volta para baixo.

Primeiramente você deve demostrar para a outra parte que você valoriza as ideias e opiniões dela. Após isso, você precisa demostrar em atitudes o que foi tratado apenas em palavras, de modo que a outra parte perceba que você é alguém congruente com aquilo que é propagado por sua boca.

O ceticismo trata-se de uma corrente filosófica que releva questionamentos sobre ocorrências, opiniões, pensamentos e crenças convencionadas pelo senso comum como verdades. Portanto, essa corrente defende que o indivíduo não pode chegar a nenhuma certeza.

Entretanto, isso ilustra bem os propósitos de Sêneca e revela uma das maiores diferenças entre o estoicismo e o cinismo. Enquanto o cinismo nega todo e qualquer tipo de luxo e opulência, o estoicismo acredita que tais coisas são indiferentes.

1ª) CÍNICO, com C, tem vários significados, entre eles alguém sem escrúpulos, desavergonhado, sarcástico ou que age com sarcasmo: “Além de mau-caráter, ele é muito cínico.” 2ª) SÍNICO com S refere-se a coisas ou pessoas provenientes da China, veja o exemplo: “Os produtos sínicos são muito bonitos e baratos”.

O Cinismo foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, seguidor de Sócrates, aproximadamente no ano 400 a.C., mas seu nome de maior destaque foi Diógenes de Sínope. Estes filósofos menosprezavam os pactos sociais, defendiam o desprendimento dos bens materiais e a existência nômade que levavam.

Essa citação de Sêneca encaixa-se perfeitamente na proposta moral do cinismo. O método cínico para a felicidade é a ausência de apegos, perturbações, preocupações, aquisições mundanas.

Cinismo foi uma escola da filosofia grega, saída dos ensinamentos de Sócrates, assim denominada por expressar simbolicamente a atitude mordaz e o género de vida anti-convencional que os caracterizava e também a partir do ginásio Cinosargo, local do ensino, que era o mausoléu do "cão".

Antístenes

Apesar de Antístenes ser o primeiro dos cínicos, não foi o mais importante e nem o mais conhecido, já que foi o filósofo Diógenes de Sínope quem levou ao extremo o modo de vida cínico e, por isso, ficou mais conhecido pela posteridade.

A Filosofia cínica surge como um antídoto a essas intempéries sociais, propondo uma mudança de paradigma, denunciando como falsas às ambições humanas e indicando um novo caminho: o domínio de si, a indiferença aos prazeres convencionais como única via de acesso à Felicidade.

4 dicas para ficar longe desse comportamento

  1. Não queira ser alvo de alguém assim. Lidar com uma pessoa cínica é algo cansativo e estressante. ...
  2. Evite entrar em conflito. ...
  3. Seja cauteloso, de maneira geral. ...
  4. Saiba selecionar as pessoas com quem convive.

Existem basicamente três tipos de ironia: oral ou verbal; dramática, teatral ou satírica; de situação.