O que é cidadania redação?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

O conceito de cidadania envolve um conjunto de direitos e deveres que um indivíduo precisa exercer no convívio com uma sociedade. O poder de intervenção nos espaços, gerando transformações que afetam terceiros fazem parte do que convencionamos no papel de um cidadão.

A cidadania corresponde aos direitos e deveres das pessoas que estão inseridas em um determinado país. A escolha dos governantes, a participação direta na política e o cuidado com os bens públicos são alguns dos exemplos de cidadania.

A cidadania é um conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais exercidos pelos cidadãos que fazem parte de um determinado Estado.

1º, inciso II da Constituição Federal de 1988, a cidadania é um dos princípios fundamentais da República, um dos pilares do Estado brasileiro e não está ligada apenas ao Estado e à sua administração. É assegurado ao indivíduo o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.

É possível definir cidadania como o conjunto de direitos e deveres civis, sociais e políticos de um povo que habita um determinado território. A cidadania, portanto, é um conjunto de normas que devem ser obedecidas pelos cidadãos, os deveres.

A cidadania ensina aos alunos seus direitos e deveres, tornando-os aptos a cumprir princípios éticos e morais necessários para atuar na sociedade de maneira positiva, por meio do diálogo, do respeito e da colaboração.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Entre os principais se destacam o direito a vida e liberdade, liberdade de opinião e de expressão, acesso a trabalho e educação, entre muitos outros. Estabelecido na Constituição de 1988, o preceito prega que todas pessoas são iguais, sem discriminação.

Como dito no texto, as cidadanias pode ser divididas entre: Cidadania civil - garantia de direitos relativos á liberdade; Cidadania política - garantia de direitos à participação política; e Cidadania social - garantia de direitos relativos à dignidade da vida humana.

Entre eles estão: respeitar os direitos sociais de outras pessoas, educar e proteger nossos semelhantes, proteger a natureza, o patrimônio comunitário, o patrimônio público e social do País. Por isso, o cidadão é o principal protagonista das políticas sociais que realmente fazem a diferença na sociedade.

Deveres

  • Votar para escolher nossos governantes.
  • Cumprir as leis.
  • Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.
  • Educar e proteger nossos semelhantes.
  • Proteger a natureza.
  • Proteger o patrimônio público e social do País.
  • Colaborar com as autoridades.

Cumprir as leis. – Respeitar os direitos sociais de outras pessoas. – Educar e proteger nossos semelhantes. – Proteger a natureza.

Os direitos e deveres do cidadão existem para assegurar que todos tenham condições mínimas de vida e dignidade. No Brasil, os direitos e deveres estão definidos na Constituição Federal, que os separa em individuais, sociais e políticos.

Os ideais de nação e de cidadania circularam, portanto, no Brasil e foram apropriados e incorporados aos discursos políticos formulados desde antes da independência do país em 1822.

3 Os três pilares da cidadania democrática

  • 3.1 Pensamento crítico. O exercício democrático da cidadania exige a capacidade de pensar por si mesmo e desenvolvê-lo é tarefa primordial da educação. ...
  • 3.2 Cidadania universal. O segundo pilar da cidadania democrática é a cidadania universal. ...
  • 3.3 Imaginação narrativa.

A falta de cidadania cria na população um sentimento individualista, que leva o egoísmo ao seu patamar máximo. O caput, do artigo 5º da Constituição brasileira afirma: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” (…), no entanto a presença da figura dos mais iguais polui o nosso cotidiano.

A cidadania política está alicerçada nos principais valores da democracia, a liberdade, a igualdade, a solidariedade, a tolerância e o bem-estar de todos os que convivem na sociedade.

1. Ser informado, ativo, exigente e participativo. 2. Procurar ter uma opinião fundamentada da forma como a sociedade está organizada e procurar dar a sua contribuição para a construção de uma nova sociedade, que vá para além da sua própria atividade profissional, participando dos projetos coletivos.