O que é Cid S422?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

S422 - Fratura Da Extremidade Superior Do Úmero.

O que é Fratura do Úmero
Chamamos fratura do úmero àquela que ocorre em qualquer parte deste osso. Portanto, pode ser desde o cotovelo até o ombro. A dor característica desta lesão pode estar localizada, igualmente, desde o cotovelo e atrapalhando funções de dobrar e esticar até o ombro.

Este CID é uma das 10 subcategorias do CID S52 – Fratura do antebraço.

Úmero: osso do braço
Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro. Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.

As dores crônicas primárias serão classificadas na CID-11 nos seguintes grupos: dor crônica generalizada (sindrome fibromiálgica), SCDR, cefaleia ou dor orofacial crônica primária, dor visceral crônica primária e dor mus culoesquelética crônica primária.

A complicação mais temida é a osteonecrose. Essa complicação pode decorrer da perda do suprimento sangüíneo da cabeça do úmero. Pode ocorrer até 2 ou 3 anos depois da cirurgia e principalmente nas fraturas mais graves (em 4 partes) ou naquelas associadas à luxação.

São as principais complicações da fratura do úmero a rigidez do ombro nas fraturas proximais e do cotovelo nas distais (diminuição da amplitude de movimento articular), a lesão do manguito rotador devida ao trauma (veja em “Manguito Rotador”) que cursa com dor e diminuição de força do ombro, não consolidação ou ...

Tratamento das fraturas proximais do úmero

  1. Normalmente, colocação de tipoia e exercícios precoces de amplitude do movimento.
  2. Às vezes, redução aberta com fixação interna (RAFI) ou substituição articular com prótese.

Em cerca de 45 dias ocorre a cicatrização óssea. Alguns pacientes podem precisar também de fisioterapia. Nos casos mais graves, cerca de 20%, a cirurgia pode ser indicada pelo médico ortopedista especialista em ombro.

A cirurgia é realizada com anestesia geral, mas, é possível utilizar somente anestesia local. No tratamento de fraturas do úmero proximal e da clavícula, as mais comuns, a cirurgia geralmente dura no máximo uma hora e o paciente costuma ter alta hospitalar em 24 horas.

As posições recostada e de barriga para cima são as mais indicadas para dormir com o ombro quebrado, mas se você não conseguir, pode dormir de lado. No entanto, nunca sobre o lado operado. E a dica é colocar um travesseiro entre os joelhos.

CID S62 – Fratura ao nível do punho e da mão (rompimento total ou parcial)

6 – Dor em membro (comprometimento osteomuscular) CID M79. 6 é o código para Dor em membro, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

As fraturas do úmero podem ocorrer proximalmente, na diáfise ou distalmente. Os sinais e sintomas mais comuns são dor intensa e edema no local da fratura. A maioria das fraturas do úmero proximal e do eixo médio não são deslocadas e podem ser tratadas de forma conservadora.

Dessa forma, o úmero tem a função de possibilitar movimentos como flexão do braço — realizado quando a mão toca o ombro —, extensão do braço — quando se estica o braço —, rotação lateral e medial, a qual é proporcionada pela forma esférica da cabeça do úmero.

Tendinite calcária: é o depósito de cálcio nos tendões localizados no ombro. Os sintomas começam com um desconforto leve, mas subitamente pode ocorrer dor intensa; Lesão do manguito rotador: esse problema é causado pelo enfraquecimento de um ou mais tendões localizados na “cabeça” do úmero, osso do ombro.

A dor crônica é um tipo de dor que as pessoas sentem por mais de três meses e que pode se estender por anos. É uma doença neurológica que traz consequências biológicas, psicológicas, sociais e econômicas. Cerca de um terço da população apresentará algum tipo de dor crônica durante a vida.