O que é Cid H18 6?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A categoria H186 refere-se a ceratocone e faz parte do grupo entre H15 e H22 e do Capítulo VII do livro CID 10.

Causas do ceratocone
Apesar de ser de causa idiopática e raro, o ceratocone está associado à genética e hereditariedade. No entanto, o problema está presente em pessoas com Síndrome de Down e que possuem alterações congênitas como a catarata e miopia.

Sim, o ceratocone pode dar direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) ou aposentadoria por invalidez, desde que a condição esteja causando incapacidade para o trabalho e a renda familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa.

Quem tem ceratocone busca o reconhecimento da doença como deficiência visual, mas ainda não está incluído na categoria de deficiência visual. Ressaltando que não podem assumir cargos em concursos públicos devido à visão muito prejudicada, e embora não cause cegueira, pode causar transtornos muito sérios.

Ceratocone pode levar à cegueira? Como a doença não afeta o nervo óptico, é difícil dizer que o ceratocone pode causar cegueira propriamente dita. Porém, sem tratamento ele pode progredir e deixar a visão extremamente prejudicada, a ponto de dificultar atividades diárias.

Dessa forma, Pacientes portadores de Ceratocone devem considerar-se proibidos de coçar os olhos. Cuidado: existem muitos colírios contendo corticosteróides em suas fórmulas que não podem ser aleatoriamente utilizados pois seu uso indevido pode causar cegueira.

Para evitar a ceratocone é importante evitar o hábito de coçar os olhos e frequentar regularmente o oftalmologista, principalmente, se houver caso de ceratocone na família.

Como uma pessoa que tem ceratocone enxerga? Na maioria dos casos, quando uma pessoa tem ceratocone, ela costuma ter uma visão com embaçamento leve, em estágio inicial da doença. Em casos mais avançados, o embaçamento é grave.

No Brasil, cerca de 150 mil pessoas sofrem com o ceratocone, que, infelizmente, não possui cura. No entanto, pessoas diagnosticadas com a doença podem ter uma vida saudável, já que existem tratamentos para retardar a progressão dessa condição ocular.

A questão é que o valor do procedimento vai depender muito de alguns fatores, como por exemplo, o cirurgião que realizará a cirurgia e qual técnica ele utilizará. Porém, a cirurgia de crosslinking tem preço em média por volta de R$4 mil.

A recuperação do paciente varia conforme o grau de complexidade da cirurgia de ceratocone. Na maioria dos casos, a visão volta ao normal após 90 dias do procedimento de crosslink. Contudo, o paciente deve realizar acompanhamento periódico com o médico oftalmologista, antes e após a cirurgia de crosslink.

As lentes rígidas esféricas são ideais para casos iniciais de ceratocone. Isso porque elas possuem uma estrutura com curvatura interna uniforme. Ou seja, elas não têm variações no centro ou nas laterais.

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

Como saber se o ceratocone é avançado ou não?

  • Desfoque da visão (podendo evoluir com o agravamento da doença);
  • Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Dificuldades para enxergar à noite;
  • Dificuldades para realizar atividades rotineiras, como ler e dirigir;