O que é charque Lagarto?

Perguntado por: zmoraes . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Charque Lagarto Plano , corte salgado, dessecado e curado ao sol no ponto certo. O charque, sendo Jabá no norte e Carne Seca no sudeste, teve origem no Nordeste do Brasil no fim do século XVII visando a conservação da carne. O Lagarto Plano é sem dúvida um dos cortes mais nobres por apresentar pouca gordura.

Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia. Cortes dianteiros são mais gordurosos e costumam ser mais saborosos.

O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol. Isto confere ao charque uma textura mais firme que a carne seca, que é mais maleável. Por conta disso, o charque precisa de muito tempo de molho para a dessalga.

O processo de maturação do charque é mais lento e exige uma quantidade de sal maior do que no processo de fabricação do jerked beef. Dessa forma o jerked beef se torna um produto mais macio e úmido e com um aspecto mais avermelhado, semelhante à carne fresca.

Fique atento a certos fatores: a carne tem que estar realmente seca, sem líquido aparente. Na hora de abrir a embalagem, você pode notar uma certa oleosidade: não tem problema. Porém, a carne deve ser dura, já que foi desidratada.

Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa. A quantidade de sal usada será maior, e o tempo de cura também.

Feito com cortes bovinos, é típico da região Sul. Ele recebe uma camada de sal de cada lado e depois é pendurado em um local arejado para secar. Às vezes, inclusive, esse processo acontece em cima de fornos a lenha, o que deixa o ingrediente com um toque defumado.

Jerked Beef é um tipo de carne seca a qual recebe em seu processo a adição de salmoura com sais de cura e secagem ao sol. É produzido, em sua maioria, de cortes do dianteiro e do traseiro bovino.

O jerked beef é um típico produto brasileiro elaborado a partir da carne bovina e vem sendo descoberto aos poucos pelo consumidor nacional. É um produto cárneo industrializado, formulado de carne bovina salgada, curada e dessecada.

Se for Ponta de Agulha, espere encontrar uma boa quantidade de gordura, pois é o corte que corresponde à costela bovina. Se optar peloDianteiro você vai encontrar uma carne com mais fibras e nervos, com menos gordura que a Ponta de Agulha, mas, ainda assim com quantidade considerável.

A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino.

História do charque – em quéchua: charki ou em araucano charque – que significa carne salgada, cujo objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo. A carne seca é um tipo de carne preservada e é uma tradição culinária em muitos países, como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Conhecida também como carne seca ou carne curada, o charque é muito utilizado em muitos preparos. A quantidade de sódio, conservantes, açúcar e gordura saturada presente pode trazer malefícios para a saúde.

Comer carnes cruas aumenta a chance de intoxicação alimentar, já que o cozimento é um dos processos que ajudam a matar microrganismos nocivos das comidas. — O perigo tem a ver com o risco de infecções gastrointestinais por bactérias, vírus e até protozoários — diz a nutricionista Larissa Cohen.

Para fazer isso, basta colocá-la em uma panela com bastante água, acrescentar 1 copo cheio de leite frio ou em temperatura ambiente e levar para ferver a fogo alto por aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, é só escorrer a água, lavar a carne com uma outra água limpa e prepará-la normalmente.