O que é chame chuga?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

[Brasil] Espécie de sanguessuga americana que constitui uma praga no Rio Grande do Sul.

Todas as sanguessugas são carnívoras ou hematófagas, alimentando-se do sangue das suas vítimas e podendo ingerir uma quantidade de sangue 500 vezes superior ao seu próprio volume. Ao aderir ao corpo do ser vivo de que se alimenta, secreta um anticoagulante que leva o sangue a circular sem estancar.

Sanguessugas podem transmitir o Mal de Cadeiras, doença de eqüinos que tem grande importância econômica no Brasil. Sanguessugas são capazes de transmitir o Trypanosoma evansi, parasita de cavalos que causa grande prejuízo à pecuária na região do Pantanal mato-grossense.

Muitas vezes, na Bíblia, Deus usa animais ou insetos para descrever pessoas: ovelhas (povo de Deus), bodes (rebeldes), lobos (enganadores maliciosos), porcos (não dão valor ao que é valioso), formigas (diligentes), sanguessuga (pessoa egoísta que só se importa com o que pode receber dos outros).

Eles deram à nova espécie o nome de Tyrannobdella rex, que significa "sanguessuga rainha tirana". A criatura, que vive em áreas remotas do alto Amazonas, foi descoberta em 2007, no Peru, quando uma espécie foi retirada do nariz de uma menina que tinha se banhado em um rio.

O sanguessuga conhece bem o perfil de sua vítima, ou hospedeiro. Geralmente costumam ser pessoas carentes, de auto-estima baixa e emocionalmente fragilizadas de alguma forma. Pessoas que desejam ser notadas, apreciadas, motivadas e valorizadas.

A sanguessuga tem uma mucosa bucal, equipada com dentes que usa para cortar a pele de suas vítimas. Suas glândulas salivares secretam substâncias anticoagulantes (hirundina) para prolongar a hemorragia, vasodilatadoras e um anestésico local (para evitar que o animal atingido perceba sua presença).

As sanguessugas são animais pertencentes ao filo Annellida, classe Hirudinea ou Hirudinoidea, e vivem em ambientes úmidos ou em água doce. Elas são bastante conhecidas pelo fato de algumas espécies serem parasitas externas (ectoparasitas) temporários de outros animais.

Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma.

Cientistas anunciaram a descoberta de uma nova espécie de sanguessuga que tem a tendência de viver em narinas humanas. Segundo os pesquisadores, ela pode entrar nos orifícios do corpo de pessoas e animais e aderir às membranas mucosas.

Relações das sanguessugas com o Homem e outros animais
As sanguessugas têm relações de mutualismo obrigatório com espécies de bactérias, habitantes do seu tubo digestivo; as verdadeiras sanguessugas mantêm essa relação só com uma espécie e as predadoras com várias.

Removendo a sanguessuga
Procure pela ventosa, que é a parte mais fina da sanguessuga, que está grudada no corpo do hospedeiro. Localizando esta, você pode remover a sanguessuga soltando a ventosa da sua pele, com a unha ou mesmo com um cartão de plástico. Ao remover a sanguessuga pela ventosa, faça-o com cuidado.

As sanguessugas que têm o sangue como alimento, chamadas hematófagas, se dividem em dois grandes grupos: o das sanguessugas que perfuram a pele do hospedeiro com o auxílio de mandíbulas para obter o sangue e o das sanguessugas que introduzem uma estrutura que poderíamos comparar a uma tromba ou a um canudo – a ...

A sanguessuga gruda nas pernas de pessoas que andam descalças por um pântano ou na lama do rio. Sua mandíbulas aguçadas cortam sua pele. Ela suga o sangue da vítima e incha até um ponto em que parece que vai estourar. Esse ser preto e vermelho está sempre com fome.

“Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” Esses versículos destacam três verdades acerca da Palavra de Deus: a natureza da Palavra de Deus é pura, não existe contaminação ou impureza.

O sábio chama as duas ventosas da sanguessuga personificada como suas filhas de “Dá e Dá”. Esses nomes referem-se ao clamor insaciável delas. Por isso algumas versões traduzem: “Duas filhas tem a sanguessuga. Dê!

De acordo com Salomão, a sanguessuga é mãe de gêmeos homônimos. Suas crias são conhecidas com o sugestivo nome de “Dá”. Elas são comparadas a três coisas que nunca se fartam, e quatro que jamais dizem “basta”: a sepultura, a madre estéril, a terra que não se farta de água, e o fogo, que em sua fúria, jamais se sacia.

Uso medicinal
As sanguessugas consomem sangue preso e melhoram a circulação de tecidos lesionados secretando anticoagulantes naturais. Podem ser vendidas por US$10 cada.

Segundo o biólogo Márcio Meiken, esse tipo de sanguessuga encontrada na cachoeira é comum no Brasil, principalmente nessa época do ano, quando as águas ficam mais quentes. "Aqui são encontradas as menores, por volta de um centímetro. Quando ficam cheias de sangue, elas ficam inchadas, mas ainda assim pequenas.

Continuar lendo